14 de abr. de 2017

TEMER E A MULHER DE CÉSAR

Michel Temer foi citado por Márcio Faria - um dos delatores da Odebrecht na lava-jato, como tendo recebido em seu escritório político, em São Paulo (mencionou o endereço), em reunião em que foram discutidas relações da empresa com obras da Petrobras (mencionou a presença e a localização de Michel Temer na cabeceira da mesa e de cada participante - além de Márcio Faria e Rogério, Eduardo Cunha, Henrique Eduardo Alves, e "os outros mais atrás"). Os tais "detalhes sórdidos" o leitor poderá já ter conhecido, através da imprensa ou se não, poderá vir a conhecer se procurar na rede.
O Presidente da República, em pronunciamento em rede social, divulgou: "É fato que participei de uma reunião, em 2010, com um representante de uma das maiores empresas do país" (vi pela TV e revejo em UOL notícias POLÍTICA, https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/04/13/jamais-colocaria-a-minha-biografia-em-risco-diz-temer-em-video-para-rebater-delator.htm). Antes dessa fala, manifestou sua repulsa pela mentira.
Ora direis: mas para que diabos o Vice-Presidente da República recebe em seu escritório político um representante de uma das maiores empresas do país? para tratar de que? de obras? não era o ambiente adequado; nem o PMDB teria legitimidade para tratar de obras, atividade que tem espaço próprio em Ministério. Respondo-lhes: mas que diabo essa futricação na vida dos políticos e dos poderosos?
Mas que fica esquisita essa ação de políticos e empresários, reunidos para resolver sabe lá Deus o que, isso fica.
Teria ficado mais adequado a Temer dizer - como todos estão dizendo - que não sabe de nada, que nem conhece esse tal Márcio Faria, que todas as verbas de campanha são legais, e coisa e loisa... Provavelmente, Michel Temer não poderia ter dito que a reunião não existiu em seu escritório político e que, se houve, não participou. Corria sério risco de a coisa vir a ser provada.
E aonde entra a mulher de César?
O texto irá ficar um pouco longo mas rogo pela paciência e pela curiosidade do leitor. Vamos lá.

Na Wikipédia:

"César se casou com Pompeia em 67 a.C,... . Em 63 a.C., Pompeia realizou um festival em homenagem a Bona Dea ('boa deusa'), no qual homem nenhum poderia participar, em sua casa. Porém, um jovem patrício chamado Públio Clódio Pulcro conseguiu entrar disfarçado de mulher, aparentemente com o objetivo de seduzi-la. Ele foi pego e processado por sacrilégio. César não apresentou nenhuma evidência contra Clódio no julgamento e ele acabou inocentado. Mesmo assim, César se divorciou de Pompeia, afirmando que 'minha esposa não deve nem estar sob suspeita'. Esta frase deu origem a um provérbio, cujo texto é geralmente o seguinte: 'À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta'." (https://pt.wikipedia.org/wiki/Pompeia_(esposa_de_J%C3%BAlio_C%C3%A9sar)).

Em Jusbrasil - O Poder Judiciário e a mulher de César (https://nelcisgomes.jusbrasil.com.br/artigos/169616664/o-poder-judiciario-e-a-mulher-de-cesar):

"Em 63 a.C. Cesar foi eleito Pontifex Maximus, cargo vitalício que, sem impedir os demais que lhe alicerçariam o poder político, dava-lhe o controle sobre a vida religiosa de Roma. Cornélia Cinila, sua primeira esposa, morreu de parto em 69 a.C. e Cesar casou-se, no ano seguinte, com Pompeia Sila, ..... . Em 62 a.C., era preciso celebrar os ritos da Bona Dea (Boa Deusa), realizados na casa do Pontifex com a ausência obrigatória de todos os homens. Pela posição do marido, cabia a Pompeia supervisionar essa celebração. Aproveitando-se da ausência masculina, Públio Clódio Pulcro, jovem imberbe que se imagina enamorado de Pompeia, conseguiu entrar na casa disfarçado de mulher, possivelmente com a intenção de seduzi-la. Nada indica que Pompeia fosse conhecedora ou culpada desse sacrilégio, conforme o próprio César admitiu publicamente. Entretanto, ele divorciou-se dela, alegando que 'a mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta'. Como se vê, não se tratou de culpabilidade mas de reputaçao".

Um outro texto (Estórias da História - http://estoriasdahistoria12.blogspot.com.br/2016/01/a-mulher-de-cesar-nao-basta-ser-honesta.html) é semelhante, diferente apenas quanto à fala de César: "A mulher de César deve estar acima de qualquer suspeita".
Mas por que é que estou escrevendo essas baboseiras? Algo a ver com o Michel Temer?

Imagem: Wikipédia.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pompeia_(esposa_de_J%C3%BAlio_C%C3%A9sar)

13 de abr. de 2017

A INUTILIDADE E DESNECESSIDADE DE ANISTIA AO CAIXA DOIS

É claro que não concordo com que muitos parlamentares possam estar querendo legislar em causa própria, anistiando um trem que nem mereceu condenação ainda, proposta absolutamente imotivada.
No entanto, não consigo entender por que desejam essa pré-anistia (que se for ampla, geral e irrestrita poderá causar muita embolação para a receita federal, se todo mundo quiser abrir os livros). Não consigo entender, porque não há motivo, nem necessidade, nem utilidade para a tal anistia.
Pois se respondem, a cada informação de envolvimento, que não receberam qualquer dinheiro ilícito, que não fizeram campanhas ilegais, que prestaram contas de suas respectivas campanhas, todas aprovadas pelos Tribunais de Contas, que não tiveram contatos com os financiadores ilegais (não digo corruptores, porque, que nem o ovo e a galinha, ninguém sabe quem nasceu primeiro: o corruptor ou o corrupto), se tudo o que fizeram foi dentro da lei, PRA QUE É QUE PRECISAM DE ANISTIA? TODOS IRÃO SER ABSOLVIDOS, CERTAMENTE, UAI! A não ser que apareça um assumido por aí, que diga que fez tudo de errado e que, realmente, precisa ser anistiado.

Imagem: BREVIÁRIO.
http://rezairezairezai.blogspot.com.br/2015/08/oficio-dos-anjos-e-arcanjos-hinos-e.html