28 de mar. de 2019

PONHAM DEUS FORA DISSO!

Quem assistiu ao Flu x Fla, ontem viu Bruno Henrique dando uma patada violenta na coxa (impulso do pé de cima para baixo, pertinho do joelho) de Gilberto, do Fluminense. Vermelho, na hora, claro! Comentarista da SporTV disse que a temperatura do jogo foi resultado da tolerância do árbitro com atitudes violentas anteriores. O comentarista citou vários jogos em que o mesmo árbitro atuou, salientando falhas dele. E emendou que o mesmo vai apitar América x Cruzeiro, no dia 31, pelas semifinais do campeonato mineiro. Não sei por qual motivo.
Posso até concordar com o comentarista, quanto à tolerância do árbitro. Mas isto é o nosso cotidiano. O árbitro está sempre errado: se apita falta para um time, os jogadores do time adversário amontoam-se em volta dele, reclamando; e vice-versa. Os árbitros parecem não terem moral para os rigores da regra. E isto fica demonstrado quando os jogadores partem para o árbitro "de turminha", de forma nada educada, quando da aplicação mais rigorosa do protocolo, sem qualquer medida severa do árbitro. Provavelmente, não terá cobertura para tanto. Essa conduta irregular dos jogadores teria de ser coibida pelos dirigentes dos clubes que participam do campeonato. Mas eles e a torcida adoram!
Penso que chegaremos a um ponto de estrangulamento do futebol, sem saber em que poderá dar.
Mas vamos à patada do Bruno Henrique: pelas redes sociais, procurou desculpar-se. Está assim na página "FLAMENGO RJ" (https://www.flamengorj.com.br/noticia/bruno-henrique-pede-desculpas-nas-redes-sociais-por-expulsao-no-classico):

"- Gostaria de vir aqui publicamente pedir desculpas pelo lance que causou minha expulsão. Perdão também aos meus companheiro e torcida, que correrem (sic), lutaram, vibraram e incentivaram até o último minuto. No final Deus nos honrou com essa linda vitória rumo à final -, disse o camisa 27." (destaque do cadikim).

O comentarista assinalou que Bruno Henrique não pediu desculpas a Gilberto, que poderia ter sofrido lesão séria.
Mas vamos ao que interessa: PONHAM DEUS FORA DISTO!
Não posso admitir que jogadores de futebol possam pensar que chutar o adversário, comemorar gols "atirando com os dois revólveres" e "degolando" alguém seja compatível com Deus. Por definição, Deus não torce para qualquer time, atuando para que o outro perca. Seria o anti-Deus. Nem pode ser comparsa de atos de violência.
No mais, a "vitória rumo à final" não foi obtida em um jogo de futebol (não foi só a entrada violenta de Bruno Henrique, não!). Não consigo classificar o que vi como jogo de futebol.


Bruno Henrique pede desculpas nas redes sociais por expulsão no clássico
A imagem está na mesma página "FLAMENGO RJ"

22 de mar. de 2019

REFLEXOS


O verbo

Vergonha
dos reflexos;
não dos no espelho
nem tão bonitos

mas dos sociais
muito feios
           nos presídios

(geraldo evangelista)




Resultado de imagem para geraldo evangelista poeta são fidélis rjGeraldo Evangelista é Poeta Fidelense, laureado várias vezes no Festival Aberto de Poesia falada de sua cidade.

Com autorização do autor.


ESSA VIVO! "CHOSE DE LOQUE" (OU "CHOSE DE LOC", NÃO SEI BEM...

...era como dizia o Jô Soares, por boca de "Sebastião - codinome Pierre", em Viva o Gordo. Não sei bem se dizia "chose de loque" (que é como eu me lembro de ter ouvido) ou "chose de loc" (que é como eu vi em comentário). Certo é que o nordestino Sebastião não sabia como se diz louco em francês e improvisava.
O que tem a ver com a Vivo? Tudo, uai! "Chose de loque" (prefiro assim).
Liguei para o número 3236-5111 e uma voz impostada disse, em gravação: "Vivo informa: o número chamado não existe. Por favor, tente novamente". Tentei e a mesma voz voltou a falar a mesma coisa. Disquei um outro número, informado na página do órgão que procurava (3236-5010). A mesma voz simpática do outro telefone falou: "Vivo informa: o número chamado não existe. Por favor, tente novamente".
Gastei quase duas horas tentando novamente, ora um ora outro número. Teria perdido o dia inteiro se uma boa alma não me tivesse observado discando sem parar. Acabou por perguntar-me por que tanto discava. Expliquei que aquela voz gravada recomendava-me que tentasse novamente. Disse-lhe que era o que eu estava fazendo. Piedosa, a pessoa explicou-me que, se o número não existe, não adianta tentar novamente.
Ééééé meeeeesmo?
Foi só então que parei de ligar.


A imagem da Vivo foi buscada na página da empresa. Acho que ela fica me devendo.

A imagem do louco é - a maioria sabe - do Maurício de Souza (que acho o mais infantil dos produtores de quadrinhos). Ah! que saudades do Louco!
https://www.google.com/search?q=o+louco+de+maur%C3%ADcio+de+souza&safe=active&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj92dGGhZbhAhVKHrkGHVaiCPgQ_AUIDigB&biw=1280&bih=579#imgrc=_OW1jQlAlaDUiM:

21 de mar. de 2019

CAMPEONATO MINEIRO DE FUTEBOL




A URT escapou por pouco. Na última rodada do turno de classificação. Não vamos diminuir o fato, só por isso. Acabou ficando entre os oito melhores de Minas Gerais. Verificamos que cidades maiores não têm representantes no Módulo I do Campeonato Mineiro: Uberlândia, Uberaba, Governador Valadares...
No entanto, a URT fez apenas a conta do chá. E isto é menor do que conseguiu em 2016 e 2017. Nem se fale no título de campeã do Módulo II, pois acho que isto é menor do que participar do Módulo I.
Louvação não fica bem quando é pura euforia ou simples mania de grandeza. A URT precisa retomar aquilo que já obteve no campo: melhor do Interior Mineiro, por duas vezes.
Como dizem os jogadores de futebol, nas entrevistas: "É trabalhar para buscar o resultado".


PARABÉNS, URT!

19 de mar. de 2019

POETA MEU AMIGO




DONS
Gigio Vieira


Trago em mim o resquício
de um dom
Sou visitado pelas musas
que me inspiram e
sussurram sons
conduzem-me por
sinais desde o princípio


Mas não sou poeta
escrevo quase versos
palavras difusas
antegozo do clímax
e deixo com afeto
umas palavras ao
sabor das letras
invadirem meu 
quarto crescente



Patos de Minas, 19/03/2019.

3 de mar. de 2019

NAS, LETRAS DE NOSSAS CANÇÕES - NINGUÉM FAZ FÉ (1952, CARNAVAL DE 1953)




"Você me disse que, se acaso eu morresse,
mandaria uma coroa até cem mil réis.
Pois então faça de conta que eu morri
e, em vez de cem, você me empresta dez."


Ismael Silva


Ismael Silva e Paulo Medeiros em "Ninguém faz fé".



Resultado de imagem para paulo medeiros compositor ismael silva
Paulo Medeiros
















Foto de Paulo Medeiros: cifrantiga.
https://cifrantiga3.blogspot.com/2006/04/paulo-medeiros.html

Foto de Ismael Silva: Blog Memória-História MLHB-MLGBT, de Rita Colaço Brasil, com autorização geral para uso das informações divulgadas na página, para fins não comerciais, desde que citada a fonte e concedida a mesma prerrogativa de livre circulação.
https://memoriamhb.blogspot.com/2012/06/devolvam-nos-nossa-historia.html


Para ouvir com Linda Batista: YouTube.
https://www.youtube.com/watch?v=nYvoA_rb8V8