Cadikim já manifestou bastantes opiniões que cultiva sobre o futebol brasileiro. Como qualquer dos mais de duzentos milhões de brasileiros que entendem de futebol, pode deitar ideias também.
Primeira: vejo jornalistas de todos os órgãos de comunicação comentando a seleção brasileira, depois da desclassificação na Copa América. Acho absolutamente inútil falar de seleção. Ela é nada mais do que uma consequência do futebol brasileiro. Para que a seleção possa ser melhor, é indispensável que o futebol brasileiro venha a ser melhor.
Segunda: parar de falar em "melhor futebol do mundo", porque não somos mais há vinte e dois anos. De 2002 pra cá, um solitário quarto lugar como melhor colocação nas cinco copas que disputou. O único apanágio que resta é o fato de ter participado de todas as edições da copa do mundo. E se já não somos o melhor futebol do mundo, também não somos das Américas (Canadá nas semifinais), nem mesmo da América do Sul (três dos quatro finalistas sulamericanos; dois finalistas). Abaixo do quarto colocado
Terceira: é preciso determinar por que estamos no atual status. Temos um voleibol no topo do panorama mundial, há muitos anos seguidos, com medalhas em vários tipos de competições internacionais; o futebol feminino evoluiu e está solitário nas olimpíadas.
Quarta: penso que só uma avaliação ampla, desapaixonada e focada apenas em futebol poderá determinar quais são os fatores intervenientes na situação de decadência do futebol brasileiro.
Fim: e não é para a copa de 2026, não!
Clicar para ampliar |
Imagem: Paris 2024. Seleção Brasileira Feminina.
Getty Images