28 de jan. de 2016

NAS LETRAS DE NOSSAS CANÇÕES - DORIVAL CAYMMI




"Mamãe me deu uns conselho
na hora de eu embarcar
Meu filho ande direito
que é pra Deus lhe ajudar."



O centenário de um eterno Dorival Caymmi




Dorival Caymmi em "Peguei um Ita no Norte".








Para ouvir com o autor:
https://www.youtube.com/watch?v=I04vTe-jXbE

25 de jan. de 2016

SERÁ QUE OUVIU FALAR EM ADONIRAN BARBOSA?


Foi a dúvida que me assaltou, ontem, quando ouvi de Daniela Mercure - a Rainha do Axé, em entrevista, quando se apresentava na cidade de São Paulo, que estava muito feliz por apresentar-se ali, e que há muito tempo tinha um sonho de humanizar São Paulo.
adoniran painel
Foto: Raul Zito (G1)
Meu Deus! Será que tinha alguma notícia de Adoniran Barbosa? Ou será que pensa que só dá ela?





Foto: globo.com - g1
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/08/ruas-de-sp-lembram-centenario-de-nascimento-de-adoniran-barbosa.html 

18 de jan. de 2016

DEMOCRACIA



"Na verdadeira democracia, cada homem e cada mulher são ensinados a pensar por si."








Mahatma Gandhi, político pacifista indiano (1886-19480






Imagem: ClubedaQuímica.
https://clubedaquimica.com/2018/06/22/o-efeito-da-decisao-de-gandhi/

14 de jan. de 2016

SERÁ QUE O SENHOR JERÔME VALCKE FEZ O BRASIL DE BOBO? ACHA QUE NÃO? TINHA GENTE QUE NÃO QUERIA OUTRA COISA. (EDIÇÃO AO FINAL, EM 03/06/2016).

Ouço muita gente dizer que são burros os dirigentes brasileiros de coisas de massa - desde o futebol até a República. Burros somos nós, que toleramos tudo o que nos impingem.
O tema é exatamente o Senhor Jerôme Valcke. Cansou de falar besteira, sem que qualquer autoridade brasileira se manifestasse. Da CBF ou da República. Falou de falta de estrutura de hospedagem, como se cada apartamento de hotel tivesse de hospedar uma única pessoa; falou que o Brasil (ou o brasileiro, ou os dirigentes, sei lá) "merece um chute no trazeiro"; e achou de se meter a mentor de manifestações populares, no Brasil, criticando grandes ações e gastos maiores com a copa do mundo e deficiência de estruturas essenciais aos brasileiros no dia a dia. Cadikim comentou em http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com.br/2014/05/mas-quem-sao-esses-caras-fifa-esta.htmlFora uma ou outra crítica à conduta do então todo-poderoso Senhor Jerôme Valcke, vice presidente da FIFA, tudo seguiu como se aquele senhor não tivesse abusado.
Jerome ValckePois não é que o mesmo Senhor Jerôme Valcke - nem tão poderoso agora - vem de ser demitido da FIFA? Não preciso reproduzir os motivos nem os possíveis desdobramentos aqui porque o assunto está sendo espalhado por aí, farta e detalhadamente.
Então por que estou abordando aqui? Simplesmente para dizer que ou os dirigentes da CBF e da República são burros ou, não sendo, sabiam com quem estavam lidando. Prefiro a segunda hipótese. Muita grana e muito interesse político rolando. Pra que incomodar o moço?


Foto: FOX SPORTS - FOOTBALL
http://www.foxsports.com.au/football/fifa-secretary-general-jerome-valcke-says-brazil-world-cup-organisers-are-dragging-the-chain/story-e6frf423-1226288076002

EDIÇÃO EM 03/06/2016:

Leio em "Isto é - Dinheiro" (http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/economia/20160603/fifa-denuncia-enriquecimento-pessoal-blatter/379704) de hoje:

"O ex-presidente da Fifa Joseph Blatter e dois de seus colaboradores mais próximos, Jerôme Valcke e Markus Kattner, dividiram 80 milhões de dólares 'em um esforço coordenado de enriquecimento pessoal' através de contratos e compensações, ao longo dos últimos cinco anos, indicou nesta sexta-feira a entidade."

Leia-se o eufemismo "esforço coordenado de enriquecimento pessoal" como: "Formação de Quadrilha".

Código Penal Brasileiro, art. 288. Associarem-se três ou mais pessoas, para o fim específico de cometer crimes (Redação dada pela Lei nº 12.850, de 2.013). Pena - reclusão de 12 (um) a 3 (três) anos (Redação dada pela Lei nº 12.850, de 2.013).

E como "deram moral" para esse cara aqui no Brasil, quando dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014. Será que os três estavam sozinhos ou a quadrilha era maior?

8 de jan. de 2016

PEQUENAS BELEZAS DO MUNDO

Isto mesmo! Coisas muito pequenas podem ter um ótimo conteúdo de beleza. Está em minha janela um vaso contendo mato - mato mesmo, parecido com grama. A flor, bem pequena, acho linda! No momento, são poucas. Mas em fases mais exuberantes, já brotaram muitas ao mesmo tempo. Só que são convencidas: têm hora para abrir, por volta das dez, e para fechar, perto das treze. Que nem certos guichês de atendimento a público. Agora, apareceu no meio desse mato um outro matinho, plantinha pequena e única, que me apresentou uma florzinha branca que achei linda.


Azul muito delicado!





Menos de meio centímetro de flor (foto com zoom).

5 de jan. de 2016

BOLSA DE MADAME

Bolsas femininas de couroNão é usada, exatamente, para o fim para o qual foi produzida: guardar badulaques. É só prestar atenção em mulheres comprando bolsas, em qualquer loja: a primeira coisa que fazem, no exame de um exemplar, é colocar a bolsa a tiracolo e buscar um espelho, apresentando-se de lado, realçando a bolsa. Fazem pose. Viram-se de frente, de lado, de frente de novo, e para o lado inicial. Bolsa é enfeite, adereço, complemento... menos artefato destinado a guardar badulaques. Vai daí que as madames vão guardando os badulaques na maior desordem. Quando procuram a chave do carro é um Deus-nos-acuda. Reviram tudo, levando um tempo considerável para achar aquilo que deveria ter sido colocado em um compartimento adrede elaborado: o porta-chaves. Mas como guardar badulaques é uso de prioridade três, pelo menos, para que ter lugar específico para guardar chaves?
Pensei nisso tudo e em mais algumas coisinhas, quando, caminhando a pé, observei duas senhorinhas paradas em frente à porta de entrada de uma casa. Uma delas tinha em uma das mãos algumas verduras e na outra a bolsa. Segurou as verduras entre o ombro e o queixo, liberando a mão para segurar a bolsa. A outra mão e os olhos dentro da bolsa. Revirava-a sofregamente. Enquanto passava, ouvi-a falando para a amiga:
- Bolsa é assim mesmo. A gente guarda as coisas e quando vai procurar...
A outra emendou de sem-pulo:
- ...não acha!
A dona da bolsa concordou e continuou remexendo, procurando.
Já havia passado pelas duas - agora às minhas costas - quando ouvi (presumivelmente da dona da bolsa):
- Tá um peteco! Preciso fazer uma faxina geral!


Imagem: Ser Mulher.
http://www.sermulher.blog.br/moda/bolsas-femininas/