Outubro findando e, com ele, esvaindo-se a frequência com que as emissoras de tv reproduzem histórias, estórias, dribles, passes, chutes, cabeçadas, golaços e não golaços de Pelé, pela passagem de seus oitenta anos.
TRICAMPEONATO, COPA DE 1970 |
Foi pensando nas façanhas dele que imaginei já ter ouvido falar que Pelé é um mito, como Guga, Maria Esther Bueno, Ayrton Senna e outras figuras maiúsculas da história esportiva brasileira.
Na dúvida sobre o significado da palavra mito, recorri ao google. Como tem informação, ô sô do céu! Coisas do arco da velha (a "velha do arco íris"), expressão que se refere a algo espantoso, inacreditável, inverossímil.
As informações são interessantes: "Mito. Do grego mythos significa discurso, narrativa, boato, legenda, fábula, apólogo. A palavra 'mito' possui diversas acepções. Entre nós, é frequentemente utilizada com o sentido pejorativo: uma narração fabulosa e fictícia, contrária à verdade. Nesse sentido, 'mito' equivale a engano, falsidade. ... Em sentido mais profundo, entende-se por 'mitos' as descrições religiosas antigas, que expressam modelos, os arquetipos da ação humana através dos atos originários dos 'deuses' nos diversos campos. Nesse sentido, os mitos são narrações sagradas primitivas, dotadas de grande autoridade e normatividade para a vida humana." (https://sites.google.com/view/sbgdicionariodefilosofia/mito).
Já o Instituto Oncoguia (http://www.oncoguia.org.br/conteudo/mitos-e-verdades-sobre-o-cancer-de-pulmao/576/28/) indica, objetivamente, como mitos, algumas narrativas que considera mitos, sobre saúde, como, por exemplo:
"O tabaco causa apenas câncer de pulmão
Mito. Fumar é a principal causa do câncer de pulmão, laringe, faringe, cavidade oral e esôfago. Também contribui para o surgimento do câncer e bexiga, pâncreas, útero, rim, estômago e intestino, além de algumas formas de leucemia.
Fumar maconha não aumenta o risco de câncer de pulmão
Mito. Fumar maconha aumenta sim o risco de câncer de pulmão. Muitas pessoas que consomem maconha também fumam cigarros, e existe evidência que o uso combinado aumenta o risco para câncer de pulmão."
E vai por aí, com relatos que se espalham sem compromisso com a ciência, obviamente como defensiva para a incapacidade de abandonar um hábito.
Ricardo Luiz Coltro Antunes (https://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2019/09/14/entrevista-sociologo-ricardo-antunes-trabalho-emprego-empreendedorismo.htm), professor titular de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciência Humanas da UNICAMP, afirma que
"Empreendedorismo é um mito que cresce pelo desemprego, o enfraquecimento das políticas sociais e novas tecnologias."
Para comentar o "mito" Pelé, satisfez-me mais o Dicionário Michaelis (https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/mito/), com a enumeração objetiva de conceitos que transcrevo:
"mito
mi-to
sm
1 História fantástica de transmissão oral, cujos protagonistas são deuses, semideuses, seres sobrenaturais e heróis que representam simbolicamente fenômenos da natureza, fatos históricos ou aspectos da condição humana; fábula, lenda, mitologia.
2 Interpretação ingênua e simplificada do mundo e de sua origem.
3 Relato que, sob forma alegórica, deixa entrever um fato natural, histórico ou filosófico.
4 FIG Uma pessoa ou um fato cuja existência, presente na imaginação das pessoas, não pode ser comprovada; ficção.
5 FIG Um fato considerado inexplicável ou inconcebível; enigma.
6 SOCIOL Uma crença, geralmente desprovida de valor moral ou social, desenvolvida por membros de um grupo, que funciona como suporte para suas ideias ou posições; mitologia: O mito da supremacia da raça branca.
7 FIG Representação de fatos ou de personagens distanciados dos originais pelo imaginário coletivo ou pela tradição que acabam por aumentá-los ou modificá-los.
8 FILOS Discurso propositalmente poético ou narrativo, cujo objetivo é transmitir uma doutrina, por meio de uma representação simbólica: O mito de Prometeu."
Pensei que já dava para avaliar Pelé como mito. Mas a paixão futebolística entrou no meio. O jornalista Adriano Neiva (De Valney, nome artístico) resolveu questionar se "Pelé teria feito jus ao culto, ao fanatismo, à religião, dos quais se tornou símbolo, imagem e deus!" A resposta do jornalista foi negativa, "baseado no seu fantástico arquivo sobre futebol o ex-biógrafo oficial do Rei espõe toda sua opinião nem um pou lisongeira sobre Pelé (https://www.skoob.com.br/livro/pdf/a-verdade-sobre-pele/livro:20400/edicao:22002.). Encontro na WikiPédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Verdade_sobre_Pel%C3%A9:_As_Fantasias,_os_Exageros,_o_Mito_e_a_Hist%C3%B3ria_de_um_Desertor#:~:text=a%20enciclop%C3%A9dia%20livre.-,A%20verdade%20sobre%20Pel%C3%A9%3A%20as%20fantasias%2C%20os%20exageros%2C%20o,selo%20da%20%22Editora%20Ypiranga%22.&text=%C3%89%2C%20tamb%C3%A9m%2C%20o%20primeiro%20livro,apreendido%20no%20mercado%20editorial%20brasileiro) que esse jornalista, "...Engasgado com o fato de Pelé ter se recusado a disputar a Copa do Mundo da FIFA em 1974, o autor, um jornalista santista que acompanhou de perto toda a carreira de Pelé, resolveu abrir seu arquivo para levantar dados estatísticos e históricos na tentativa de provar que Pelé, além de grande jogador, também era um produto de marcketing". Publicou o livro "A verdade sobre Pelé: As Fantasias, os Exageros, o Mito e a História de um Desertor" ou, simplesmente, "A Verdade sobre Pelé".
Isso tudo aí para ver se Pelé é ou não um mito? Quem sou eu, sô? Estou só tentando entender. Recorro aos conceitos que colhi no Michaelis, para ver se Pelé se enquadra.
Pelé é um heroi que representa aspectos da condição humana? Penso que sim. Apesar de todo o sucesso, de todas as façanhas reconhecidas, como fazer parar uma guerra, esteve sempre sujeito à sua condição de homem, restrito aos respectivos limites.
Será Pelé uma pessoa cuja existência, presente na imaginação das pessoas, não pode ser comprovada, ficção? Penso que Pelé sempre esteve presente e até acima da imaginação das pessoas. Mas não é uma ficção. Pelé existe e suas façanhas podem ser mostradas nos vários documentários disponíveis.
Será Pelé um fato considerado inexplicável ou inconcebível, enigma? Penso que sim, excluindo o "inconcebível", já que existe. Inexplicável? Enigma? Ora, deve haver muito zagueiro por aí que ainda não entendeu como foi ultrapassado e muito goleiro que nem consegue atinar como é que aquela bola foi desviada de suas mãos, no último momento do lance.
Poderá ser Pelé uma crença, geralmente desprovida de valor moral ou social, desenvolvida por membros de qualquer grupo, que funciona como suporte para suas ideias ou posições, como o "mito da supremacia da raça branca? A contrário sensu, penso que sim. Pelé é uma certeza de valor social, eis que, pela admiração e respeito que até adversários lhe devotavam, em todos os lugares do mundo, representou a valorização de suas origens africanas.
Para mim, Pelé é apenas o melhor e mais bem sucedido jogador de futebol que vi jogar.
Acho que se enquadra o bastante em conceitos de mito.
Esse é Mito!
Imagem: CBF.