30 de nov. de 2022

SELEÇÃO PORTUGUESA: GOL COMPARTILHADO, COM CERTEZA!

 Quando vi o lance, achei que a bola não havia tocado em Cristiano Ronaldo. Pensei que ele havia feito um corta-luz. Fiquei esperando a repetição, para prestar atenção. Várias repetições e mantive o mesmo entendimento. Observei, inclusive, que, quando Cristiano Ronaldo saltou, o goleiro pendeu o corpo para a direita, lado que, se R7 tocasse na bola, daria a esta aquela direção. Depois que a bola passou, observei que o goleiro tentou voltar à esquerda, sem alcançar a bola.

A bola fora chutada por Bruno Rodrigues. Aí surgiram teorias: "Bruno apenas cruzara, sem a intenção do gol"; André Rizek afirmou que o gol fora do gel que estava no cabelo do Ronaldo; teve gente que afirmou que Ronaldo havia tocado na bola com o cabelo... Olha, gente: eu já ouvi falar de cabelo tão forte que um só fio tem mais força do que uma junta de bois. Mas desviar uma bola?

Não importa se a intenção do Bruno Rodrigues era chutar a gol ou cruzar. A bola foi direta para o gol, sem que Ronaldo tivesse tocado nela. Mas não vejo dúvida de que foi um gol compartilhado. Ronaldo poderia não ter tido a intenção de um corta-luz (é pra lá de "fominha"). O fato é que, em condição de jogo regular, acabou fazendo um corta-luz que contribuiu para enganar o goleiro.

Para mim, um autêntico gol compartilhado.



Imagem (corte em vídeo): GazéTV (o vídeo pode ser visto no endereço abaixo).

https://www.youtube.com/watch?v=fft0vP3xJBM

28 de nov. de 2022

NÃO VI EM 1962


Não vi, mesmo, em 1962, tanta preocupação da imprensa com quem seria o substituto de Pelé, como vejo em 2022 a preocupação com a ausência de Neymar. No início, parecia até que só ele tinha machucado, nada sobre o lateral Danilo. Só vi repórteres e comentaristas falarem de Danilo depois que vi, em rede social, que a imprensa só falava em Neymar, como se nada tivesse acontecido com Danilo.

Se não me falha a memória - já que lá se foram sessenta anos - o que me lembro é de que, com Pelé machucado, substituiu-o
Amarildo - o "Pocesso" de Nelson Rodrigues. Portou-se muito bem, fez três gols e deu uma assistência para Zito marcar.

Quantos craques naquela seleção: Gilmar, Djalma Santos, Mauro, Zózimo, Nilton Santos, Zito, Didi, Garrincha, Vavá, Pelé (Amarildo) e Zagallo.

Garrincha acabou por roubar a cena e de "garçom", passou a fazer "de um tudo": driblou, lançou, fez quatro gols (vários modelos) e deu três assistências. Acabou eleito o melhor daquela copa.

Para considerarmos o futebol brasileiro o melhor do mundo precisamos ter um time que tenha pelo menos mais um jogador de grande peso além do "estrela", e, quando necessário, buscar a superação no desempenho do conjunto.

Foto de Amarildo (editada em cores): facebook (Memórias do esporte).

https://www.facebook.com/memoriasdoesporteoficial/photos/a.1789236944703325/2518189395141406/?type=3


PRECISÃO, VELOCIDADE, DRIBLE, ATREVIMENTO: GRANDE GOL DE CAMARÕES

 Precisão na arrancada: partindo de um pouquinho atrás do que seria a linha de impedimento. Velocidade: chegar com a bola na entrada da área, antes de qualquer adversário, do goleiro inclusive. Atrevimento: driblar o zagueiro com um corte seco e, com a bola no chão, pegar nela por baixo, levantar para cobrir o goleiro da Sérvia, com mais de dois metros de altura e ver a bola chegando às redes.

Assim vi o gol de Aboubakar, da seleção de Camarões. Para mim o mais bonito e sensacional até agora, em um empate heroico.



Imagem: AgênciaBrasil.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2022-11/camaroes-e-servia-empatam-em-3-3-em-jogo-eletrizante-pelo-grupo-g

23 de nov. de 2022

ONDE ELE JOGA NÃO NASCE GRAMA

 Cadikim falou sobre isso, em 2012 (https://cadikimdicadacoisa.blogspot.com/2012/11/onde-ele-joga-nao-nasce-grama.html). Ainda acontece. A paixão pelo gol supera a paixão pelo futebol e até mesmo a paixão pelo time ou pela seleção de seu país. O goleiro continua desvalorizado, relativamente ao goleador, por mais que tenha feito um trabalho de maior importância na defesa. No jogo Alemanha x Japão, hoje, pela Copa do Mundo, quando a Alemanha ainda

vencia por 1x0, o goleiro japonês Gonda, além de outras defesas importantes, fez uma série de quatro defesas, garantindo a possibilidade de uma virada, que aconteceu por 2x1. Só ouvi isto de um dos comentaristas. E verifiquei que, no final, confirmada a vitória da seleção japonesa, os nipônicos não fizeram para o goleiro milagroso a mesma festa que fizeram para os que marcaram gols. Muito desigual.


Imagem: globo.com ge.

https://ge.globo.com/futebol/selecoes/japao/noticia/2022/11/23/muralha-goleiro-do-japao-gonda-faz-quatro-defesas-seguidas-em-mesmo-lance-veja-video.ghtml


16 de nov. de 2022

O POETA MÁRIO QUINTANA


Eu estava dormindo e me acordaram

E me encontrei, assim, num mundo estranho e louco...

E quando eu começava a compreendê-lo

um pouco,

Já eram horas de dormir de novo!


Imagem: Figuras de Linguagem.

https://www.figuradelinguagem.com/literatura/mario-quintana/


1 de nov. de 2022

MILLÔR EM PEDACINHOS: MÉTODOS DE AÇÃO. TRABALHO.


"Menos do que um meio de vida, uma atividade de interesse público, a prática da política é um alucinógeno."


Millôr Fernandes, em "O Livro Vermelho dos Pensamentos de Millôr", pág. 40.