28 de jul. de 2019

DAS DIFICULDADES PARA INTERROGAR

Há certas horas em que o respeito pelos direitos do preso balançam muito. Não adianta esconder. Isto porque o interrogante tem limites que nem sempre são humanamente fáceis de observar; e o interrogado só tem direitos, principalmente o de mentir e o de ficar calado. Pode comportar-se como quiser. A condição de preso garante sua incolumidade, pelo menos em tese.
Ora direis:
- Então, estar a defender os marginais?
Nada disto. O que me importa, agora, é assinalar uma situação incidente no caso da prisão de "raqueadores" de autoridades, situação essa que me remete a uma dificuldade que meu irmão mais velho impôs a Dona Ephigenia.
Um dos "raqueadores" - não chego a detalhes porque não interferem - um deles, então, tendo afirmado que não exercia a atividade com vantagem financeira, explicou que o dinheiro que foi encontrado com ele era produto de aplicações financeiras. Perguntado como conseguia dinheiro para fazer aplicações financeiras, disse que não sabia. Assim é que está sendo comunicado nos diversos programas televisivos.
O que isto tem a ver com as dificuldades de Dona Ephigenia, é o que tento explicar.
Meu irmão mais velho - Marco Aurélio - chegou em casa às sete da noite, no primeiro dia de aula, no grupo escolar. Ah! Naquele tempo não tinha essa de mamãe levar e buscar, papai levar e buscar... O mundo era bastante outro.
Dona Ephigenia iniciou o interrogatório:
- Por que você está chegando agora?
- Eu fui na casa da tia Neném.
- Não! Você não foi na casa da tia Neném! Mandei ver lá e você nada.
- Então, fui na casa do tio Zezé.
- Também não. Mandei verificar e você não foi na casa do tio Zezé.
- Ah! Então eu fui na...
- Não! Também não foi, porque eu mandei ver...
- Ah! Então eu não sei aonde que eu fui, não.
Acho necessária uma alta quantidade de auto controle para respeitar, nos mínimos limites os direitos a incolumidade.
Uni-duni-tê...
Depois de crescidinho, Marco Aurélio acabou informando que estivera montando cavalo em pelo, em um pastinho que havia pelo caminho (naquele tempo isso era realmente possível).


Imagem: YouTube (captura em vídeo).
https://www.youtube.com/watch?v=nkKLCZqVPJ8

Nenhum comentário: