9 de jul. de 2022

A MAGIA DA ROTINA 1 DA FAIXA BRANCA DA ESSÊNCIA DO SOM

 


O Professor Tiago Meira - criador da Academia 
Inspirart - vem de promover a transformação de sua Escola de uni instrumental em multi instrumental, mediante o lançamento de uma nova e mais ampla Escola de Música. De Professor solitário de um só instrumento - a flauta - evoluiu para um timaço de Professores, com a Nova Academia Inspirart (
https://www.academiainspirart.com.br/novainspirart1mobile), agora oferecendo cursos de vários instrumentos e de canto

Esse "Professor solitário" vem sendo acompanhado e admirado por quantos se matricularam na Academia Inspirart, desde a fundação, mercê da qualidade de seu magistério, sempre aperfeiçoado em vários momentos, conforme as observações de sua experiência.

A promessa - que tenho certeza, será cumprida, se não for entregue algo ainda melhor - é ambiciosa e, no estilo Tiago Meira, audaciosa. Para ter uma ideia será necessário acessar o link indicado.

Nesta manifestação, prefiro realçar um conceito muito valorizado pela insistência do Professor Tiago: a busca através da simplicidade e da persistência. Conceito esse expresso na Rotina 1 da Faixa Branca (o Método Essência do Som contempla faixas conforme o grau de desenvolvimento, semelhantemente ao Judô).

Mas o que é essa tal de "Rotina 1 da Faixa Branca", na Academia Inspirart? Logicamente, o grau mais elementar do aprendizado da flauta. Aquele através do qual o aprendiz poderá, praticando, internalizar e dominar os cinco pilares da Essência do Som - o sustentáculo da produção sonora.  É o passo inicial para o estudante caminhar até obter a Essência do Som - objetivo dado como principal.

À primeira vista, primeira leitura, parece muito simples. E é! Desde que o modo de executar a Rotina 1 da Faixa Branca obedeça aos princípios de atenção e perseverança transmitidos pelo Professor Tiago.

Mas... e a magia?

A magia está em não considerar a Rotina 1 da Faixa Branca apenas como passo de arrancada. E, também, considerá-la como elemento didático que deve ser revisitado sempre. O retorno é recomendado para a circunstância de que alguma dificuldade incomode o estudante, em qualquer fase de seu desenvolvimento. Em determinado estágio dos estudos, senti-me tão incapaz que cheguei a pensar que estava na hora de parar, que minha idade (82) estava estabelecendo o limite extremo. Tive a sorte de lembrar-me da insistência do Professor Tiago com a Rotina 1 da Faixa Branca: "se sentirem dificuldade, retornem ao princípio, à Rotina 1 da Faixa Branca". Retornei e senti-me reanimado a prosseguir.

Então, estou ótimo?

Não! Apenas reanimado a prosseguir. Sabendo que, mesmo com a minha idade, o exercício mantém o ânimo e proporciona momentos de alegria em cada pequeno progresso.

Agora, temos uma Nova Academia Inspirart, vários Professores com prestígio profissional de altíssimo nível, vários instrumentos, voz inclusive. Vai ser muito melhor o que, para um  só instrumento já era de enorme valia.

Mas qualquer que seja a qualidade, é importante lembrar e revisitar a Rotina 1 da Faixa Branca.

Nenhum comentário: