Eleitores só são declarados "muito importantes" pelos administradores públicos em um dia a cada dois anos: no dia da eleição.
Estamos em véspera dela e só nos três últimos dias tenho ouvido notícias, pela TV, de preocupação de alguns governadores e prefeitos, quanto ao transporte dos eleitores para os locais de votação. Vejo, hoje, notícia de que "pelo menos nas capitais os eleitores terão transporte gratuito".
Não consigo me conformar com o modo como certas coisas são tratadas: o conjunto dos cidadãos eleitores não é considerado a não ser nas vésperas da eleição. Deveria ser considerado nos planejamentos desde o dia em que, em cada ano eleitoral, cogita-se da realização das eleições, mediante o estabelecimento de uma regra permanente.
Ora! O financiamento das campanhas dos candidatos é matéria de orçamento público. Tem o tal Fundo Eleitoral, com recursos bastantes para garantir que os candidatos possam fazer suas propagandas. Tudo bem: é muito importante a participação do cidadão como candidato a ser um trabalhador que se sacrifica em prol do Brasil.
Ora! Mas também é muito importante o eleitor participar da tal Festa da Democracia, com o seu comparecimento às urnas, comparecimento que é insistentemente solicitado em propagandas televisivas.
Para bem cumprir esse dever cívico - que, como no caso dos candidatos, nada mais é do que uma prestação de serviço ao Estado - o cidadão precisa deslocar-se. Um deslocar-se que onera seu orçamento, não raro insuficiente para satisfação de todas as suas necessidades.
Enquanto os candidatos são financiados para participarem da Festa da Democracia, os cidadãos eleitores são obrigados a participar dela custeando - eles próprios - sua participação.
Penso que seria o caso de os deslocamentos de eleitores para os locais aonde se realiza a Festa da Democracia passarem a ser financiados pelo Fundo Eleitoral.
Nem se diga que é muito caro (150.000.000 de eleitores) e muito difícil de planejar. Não concordo. Rodam muitas centenas milhões por aí para outras atividades menos importantes do que as eleições - pelo menos nas reiteradas avaliações dos políticos. Quanto a planejamentos, temos pessoal altamente qualificado que consegue alocar milhões em seus projetos com facilidade de fazer inveja.
E estou certo de que os políticos receberiam de cabeças e braços abertos a oportunidade de, através dos recursos do Fundo Eleitoral, garantirem aos cidadãos eleitores osdeslocamentos necessários ao cumprimento do dever cívico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário