Vejo circulando caminhões que transportam vacinas, com imagens mostrando o Zé Gotinha e as inscrições "VACINAÇÃO - BRASIL IMUNIZADO - SOMOS UMA SÓ NAÇÃO".
De cara não concordei com a ideia. Penso que há, no Brasil, pelo menos três nações: a nação da direita, a nação da esquerda e eu. Já repeti que não caibo em qualquer dos grupos. E não há como não acreditar que não exista, entre mais de duzentos milhões de habitantes, uma meia dúzia que possa formar comigo um grupo de indivíduos. Sem contar que, a se considerar algumas características comuns ao que se diz de nações, temos uma nação de negros, uma nação indígena (embora haja quem não admita isso, como se os índios tivessem invadido Pindorama), e até, levando aos extremos, uma nação rubronegra.
Puro negacionismo meu, no que se refere à propaganda governamental? É uma oposição descabida à ideia?
Temo que não. Por via das dúvidas, fui procurar um conceito de "nação", por mais elementar que seja. Vejamos excertos de um único autor:
"O conceito de nação está relacionado com fatores políticos, culturais, sociais e históricos que agregam o sentimento de pertença dos indivíduos. § Nação é um termo utilizado para se referir a um grupo de pessoas ou habitantes que compartilha de uma mesma origem étnica, de um mesmo idioma e de costumes relativamente homogêneos, ou seja, semelhantes entre os seus pares. Além de apresentar todos esses aspectos, uma nação para ser considerada como tal precisa agregar um sentimento de pertença ao todo desse grupo, ou seja, é preciso haver uma vontade por parte dos indivíduos em formarem uma nação. Mas engana-se quem pensa que um Estado seja necessariamente detentor de um território em que se encontra apenas uma nação. Ao contrário, a maioria dos países agrega, em um mesmo território, várias nações, constituindo aquilo que se denomina por Estados multinacionais, a exemplo do Brasil." (PENA, Rodolfo F. Alves - Brasil ESCOLA - https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-nacao.htm#:~:text=Na%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20um%20termo%20utilizado,semelhantes%20entre%20os%20seus%20pares).
É, pelo jeito não estou muito por fora, não.
IMAGEM: AgênciaBrasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário