4 de mar. de 2021

TODO EMPREENDIMENTO PRECISA SER UMA "MÁQUINA DE FÁBRICAR SOLUÇÕES", SE QUISER SER BEM SUCEDIDO.

Assustei-me, ontem, vendo e ouvindo o senhor Eduardo Pazuello dizer que


"não somos uma máquina de fabricar soluções mas somos seres humanos focados na resolução de problemas".


Essa afirmação vi-a e ouvi-a em programa jornalístico, e vejo-a novamente agora, em O TEMPO (https://www.otempo.com.br/politica/pazuello-diz-que-ministerio-da-saude-nao-e-maquina-de-fabricar-solucoes-1.2454874), em Sputnik Brasil (https://br.sputniknews.com/brasil/2021030417063026-apos-recorde-de-mortes-pazuello-fala-que-governo-nao-e-maquina-de-fabricar-solucoes-video/) e em G1 BEM ESTAR (https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2021/03/03/apos-recorde-de-mortes-por-covid-pazuello-fala-em-dia-dificil-para-todos-os-brasileiros-nao-somos-uma-maquina-de-fabricar-solucoes.ghtml).

Pode ser a influência que estou recebendo de Friederich Nietzsche, através da leitura de seu livro "Sobre Verdade e Mentira". Não dá para descer a detalhes, porque ainda não consegui entender amplamente o cara (o Filósofo). Mas posso tomar também por base o que expressei no cadikim sobre minha quase eterna incredulidade http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com/2012/04/increu.html); também posso tomar por base um ensinamento de Catullo da Paixão Cearense sobre a verdade, em poema do qual transcrevo apenas uma parte (completo em http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com/2018/01/catullo.html):


"Pois todos nós sabemos que a Verdade

    é a única mulher, de eterna virgindade,

que o homem não quer ver, quando está nua.".


Pois bom: tenho "cá consigo" que qualquer empreendedor que queira ser bem sucedido tem de ser uma "máquina de fabricar soluções". Desde que trabalhe muito e com eficácia. É a tal decantada criatividade, aliada ao princípio de que "o gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração", expressão atribuída, segundo li agora (BRAINLY, https://brainly.com.br/tarefa/9059820), a Thomas Alva.

Se se bem quiser analisar a expressão lógica na fala do Sr. Eduardo, iremos ver que emendou uma expressão do que "não somos" a uma outra expressão do que "somos". Fez isto, contradizendo-se. Observo que o Sr. Eduardo tem o hábito de trocar expressões para explicar-se. Veja-se a confusão que inventou tentando transformar "tratamento precoce" em "atendimento precoce".

Não é que nessa fala de ontem disse que não é uma coisa (máquina de fabricar soluções) e acabou afirmando que é a mesma coisa (seres humanos focados em resolução de problemas). Ou não?

Penso que qualquer órgão do governo é uma máquina de fabricar soluções sim. Ouso discordar do Sr. Eduardo.

O Sr. Eduardo poderia ter transformado "seu" Ministério em uma "fábrica de soluções", quando encaminhou correspondência ao Diretor do Instituto Butantan, manifestando "...a intenção deste Ministério da Saúde em adquirir 46 milhões de doses da referida vacina (Vacina Butantan - Sinovac Covid-19),..." (https://cadikimdicadacoisa.blogspot.com/2021/02/isso-e-que-e-aval-presidente-do-senado.html). Bloqueado pelo Sr. Jair, que mandou cancelar a intenção de compra, o Sr. Eduardo explicitou, via Embratel e entre gargalhadas de ambos, a manifestação de subserviência mais grave que já vi durante toda a minha vida: ..."um manda, o outro obedece" (https://www.youtube.com/watch?v=NRLwxzs219Y).

Ah! Tivesse o Sr. Eduardo trabalhado com o Senhor Coronel PMMG Walter Rachid Bittar, certamente teria pelo menos recebido do mesmo o ensinamento que recebi e que já costumava aplicar, "sem base teórica":


"toda pessoa que exerce qualquer grau de autoridade deve ser capaz de exercer sua autoridade para baixo e para cima".


Acho que o Sr. Eduardo, com aquele gesto, perdeu a grande oportunidade de ter sido - e continuado sendo, certamente - uma "fábrica de soluções". Pior: com várias atitudes do Sr. Jair, para não comprar vacinas, e da evidente subserviência do Sr. Eduardo, restou à Nação - a gente que vive no Brasil - apenas esperar remessas de vacinas em conta gotas.




Imagem: tecmundo

https://www.tecmundo.com.br/ciencia/211764-brasil-registra-pico-mortes-inicio-pandemia.htm

 

Nenhum comentário: