O cadikim acompanha, desde o nascedouro, a crise das pombinhas. A maior delas parece ser a crise habitacional. Em 25 set 2012, publicou "A CRISE DA HABITAÇÃO ATINGE AS POMBINHAS" (http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com/2012/09/a-crise-da-habitacao-atinge-as-pombinhas.html); em 24 jul 2014, foi a vez de "CRISE HABITACIONAL? ORA POMBAS!" (http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com/2014/07/crise-habitacional-ora-pombas.html). Na esteira da urbanização das pombinhas, acontecem impactos impensados nas circunstâncias da vida humana. O cadikim já havia comentado isso, em 01 jul 2012, em "CONVÊNIOS QUE INCOMODAM" (http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com/2012/07/convenios-incomodam.html).
Em 30 ago 2014, cadikim reportou uma escaramuça de bem-te-vis contra um tucano que ameaçava um ninho de uma deles, em "DEFESA SOCIAL: QUEM DERA COMO A DOS BEM-TE-VIS!" (https://cadikimdicadacoisa.blogspot.com/2014/08/defesa-social-quem-dera.html)
Pois não é que crise amplia-se? De leréia, andando pela cidade, encontro uma pombinha chocando sobre o muro de uma casa. Prevenida contra as maldades da falta de segurança, cuidou de nidificar protegida por cerca circular de arame farpado. Do jeito que andam as coisas, com gaviões, tucanos e bem-te-vis rondando ninhos para papar ovos e filhores (são carnívoros, sim!), é
preciso apelar para novidades da tecnologia de segurança. Penso que não será muito fácil para os predadores a captura de ovos ou de filhotinhos daquela pombinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário