5 de set. de 2012

O CRONISTA CIVUCA COSTA - AS LAMBADAS DE PATOS


As lambadas de Patos

Uma cidade lambida. Uma cidade lambada. Agora, uma cidade cheia de lombadas. Isso mesmo. Muitas vezes Patos de Minas é abandonada. Na contramão da história. Fica por aí – lambida, desleixada, no fim da fila do desenvolvimento e do progresso. Estamos perdendo muita coisa há anos. Uma Patos, meio jogada, meio lambada. Dançando fora do ritmo do futuro. Agora, uma cidade cheia de lombadas. Muita gente está reclamando do tanto de quebra-molas que existe em Patos de Minas. Isso é mau sinal! Se é preciso botar tais lombadas e quebra-molas é porque o trânsito vai mal e os nosso motoristas mal educados. Só pode ser isso! O próprio Código de Trânsito diz que a cidade que tem muito semáforo e quebra-molas é mau sinal. Pois implica que muita coisa anda errada no trânsito nosso de cada dia. O tráfego precisa ser freado a todo momento. Ou no sinal vermelho, ou com essas montanhas de asfalto no meio das ruas. Tem gente até que vem sofrendo acidentes, pois não são avisados que logo ali na frente pode encontrar com esses “murunduns” no meio da pista, e dá uma freada brusca, leva um susto e não tem como evitar as batidas de carro com carro, moto com moto, e por aí vai Patos de Minas, na onda do atraso e de um trânsito louco! As lambidas de Patos. As lambadas de Patos. As lombadas que brotam no meio das ruas da noite pro dia. Sem avisar ninguém. Todo mundo é refém do passado. Neste ponto e muito outros, Patos de Minas só anda pra trás. Avisa lá que eu vou! Avisa lá que eu vou! Na contramão é mais seguro por aqui. Nesse trânsito caótico e ilegal. Avisa lá que eu vou! "Caminhando e cantando e seguindo a canção...".
 
COMENTÁRIO DO CADIKIM: Civuca, quando surgiram os primeiros quebra-molas (o nome é terrível!), há muitos anos atrás, comentei que esses obstáculos são coisa de povo sem educação e governo sem autoridade. Fiquei feliz quando li o Código de Trânsito Brasileiro, muitos anos depois. Está lá, no artigo 94: "Art. 94. Qualquer obstáculo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres, tanto na via quanto na calçada, caso não possa ser retirado, deve ser devida e imediatamente sinalizado. PARÁGRAFO ÚNICO. É proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padróes e critérios estabelecidos pelo CONTRAN.
Minha felicidade durou nada, Civuca, porque, mesmo na vigência do Código, os terríveis quebra-molas continuaram nas vias públicas.
Antes de qualquer coisa, é indispensável educar governantes para as coisas do trânsito. Derrubam normas, multas, exigências, e o trânsito mata cada vez mais. O último fim-de-semana foi dramático, em Patos, você sabe.
 

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