5 de ago. de 2012

ESCULTOR NICOLAU MOTA: PASSA QUATRO, MINAS GERAIS

Nicolau Mota trabalhava no comércio. "Caixeiro Viajante". Quando o conheci, não era usada mais essa nomenclatura. Era Representante de Laboratório. Rodava por aí tudo, visitando médicos e Deus sabe lá mais o que. Para uso doméstico, era artista. Escultor, vivia me pedindo que, se encontrasse um cedro com galhos como braços elevados ao céu, que arranjasse para ele. Queria esculpir um Cristo Crucificado em única peça. Disse-me que não conhecia um só. Um dia, aparece-me o Nicolau com o Cristo Crucificado em peça única, de cedro. Tamanho grande.
Depois de ver a peça várias vezes, falei para o Nicolau que estava achando muito disformes as coxas, as pernas e os pés do Cristo. Estes, então, descomunais. Nicolau, com a impaciência que o caracterizava, respondeu:
Marco, o Cara era humano. Logo, depois do suplício, não ficou como esses atletas que você costuma ver nas igrejas, corpo certinho. O sangue desceu! Ele inchou!
Vá a gente querer entender artistas, sensações e sentimentos!
O Cristo Crucificado do Nicolau Mota está no Fórum de Passa Quatro, linda cidadezinha que repousa (às vezes, repousa demais!) nas fraldas da Mantiqueira.
Só o Cristo vale a visita. Aproveite o que mais encontrar.

Nenhum comentário: