9 de jun. de 2013

RUUUAAA! É PARA ONDE NOS ESTÃO MANDANDO, NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES E, CERTAMENTE, NA COPA DO MUNDO.

Uma das funções mais relevantes da comunicação é dourar a pílula, quando alguém impõe a outrem uma condição muito desfavorável. E exatamente a isto que estamos assistindo.
Todo mundo já viu o preço dos ingressos para os eventos da Copa das Confederações. Todo mundo já viu a quem o evento está direcionado - e, certamente, a Copa do Mundo também estará. Muito piolho de estádio não poderá estar lá.
É muito difícil dizer isto para quem dá vida ao esporte e suporte à publicidade. Não é politicamente correto gritar "ruuuuaaa!". Mesmo porque essas mesmas pessoas, impossibilitadas de comprar ingressos a preços altíssimos, de assistir, de corpo presente, a espetáculos que serão realizados em locais que, frequentemente, lotam.



Torcidas de Santa Cruz, Sport e Náutico
Aqui, não, meu! Pelo menos neste momento.











Aí entra a comunicação - a publicidade, mais precisamente. Quem fez a festa "para inglês ver" sabe que não pode abrir mão daqueles que sofrem a cada gol do adversário, e que são os verdadeiros financiadores daquilo que podemos chamar de entressafra, quando acontecem os eventos menores. Sabe que não pode gritar-lhe: "ruuuuuaaa!". Precisa de que ele continue acreditando, apaixonado que é, e siga frequentando os estádios - agora arenas - nos jogos dos estaduais, do brasileirão e - quem sabe - na libertadores.. Os "donos da festa" nem podem comparecer, pessoal e explicitamente, para dourar a pílula. Alguém menos visível na atividade futebolística deve aparecer para dourar a pílula.
Uma marca está gritando para os torcedores, em tom de "grande show", que a rua é "...a maior arquibancada do Brasil!". E, na maior desfaçatez, fingindo que chama o povo para a festa ("vem pra rua"), manda o povo para "a maior arquibancada do Brasil", para a rua, sim, de modo a convencer os torcedores crédulos, apaixonados, de que toda a atenção da Copa das Confederações é dirigida a eles. Mesmo porque, nos estádios ou na rua, a massa é a catalizadora de toda a promoção publicitária dos patrocinadores. Sem povão para vibrar, a propaganda não faz sentido. Mandar o povo para "a maior arquibancada do Brasil" nada mais é do que gritar para os torcedores que não conseguirão entrar nos estádios, a plenos pulmões:
RUUUUUAAAAA!

Imagem: Blogs do Diário de Pernambuco
http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/?p=39934

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