1 de mai. de 2014
V ENCONTRO REGIONAL DE BANDAS DE MÚSICA DE LAGOA GRANDE - MG
Um dos elementos culturais destacadamente marcantes em cidades de interior de Estados - Minas Gerais tem sua tradição - são as Bandas de Música. A propósito, o Governo do Estado de Minas Gerais - não é propaganda, é crédito - tem um programa ativo de apoio à atividade, chamado "Bandas de Minas". Fica muito difícil manter a tradição das Bandas de Música sem efetivo apoio público, por vários motivos, que não iremos comentar, agora. Iremos comentar, sim, o V Encontro Regional de Bandas de Música de Lagoa Grande. Cidade Mineira emancipada há apenas 22 anos - Lei Estadual 10704, de 27/04/1992 - participa de Encontros de Bandas desde 2008. Naquele ano, a "Corporação Musical 27 de Abril" participou de Encontro de Bandas, sob a batuta do Regente Adão Landim, na vizinha cidade de Vazante, também Minas Gerais. Perguntado, em entrevista, naquela oportunidade, sobre quando haveria um Encontro de Bandas, em sua cidade, Adão, como se dependesse dele, respondeu, sem pensar: "Em breve teremos um lá". Acabou tomando a peito a tarefa de promover um evento do tipo e, pelo visto, foi rápido: em 2014, o Município de Lagoa Grande realiza seu quinto Encontro. Em sua empreitada, Adão Landim buscou e obteve apoio do Poder Público Municipal. Seguiu tentando desenvolver atividades no evento, como Fórum de Regentes, para discussão das condições em que perdura o movimento mineiro de Bandas de Música, ainda carentes de profissionalização, necessária ao crescimento em qualidade.
Neste ano, com a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Cultura participando ativamente da organização e da realização - como fizeram nos Encontros anteriores - além da Banda de Música local - "Corporação Musical 27 de Abril", e da Banda de Música da Polícia Militar, participaram mais oito cidades: Campos Altos, Coromandel, Ibiá, Monte Carmelo, Patrocínio, Rio Paranaíba, São Romão e Vazante.
O que confere maior brilho ao evento é a participação de Bandas de Música desses Municípios, posto que, sem elas, não haveria Encontro. No mais, esse brilho reside, principalmente, no interesse e no esforço, de pessoas e autoridades dessas cidades, pelo comparecimento de suas Bandas. Como diz Noca da Portela, "É preciso muito amor"... A cidade mais próxima é Vazante, a 68 Km de distância; a mais longínqua é São Romão, a 340 Km. Como a recepção em Lagoa Grande estava programada para as oito horas, muita gente teve de sair de sua cidade ainda pela madrugada.
Por falar em recepção, o autor do cadikim aproveita o ensejo para louvar a organização do evento - ao qual compareceu no ano passado. A recepção, com café da manhã bem mineiro e muito bem organizado; a disposição das Bandas de Música participantes pela cidade, para que os moradores dos diversos bairros as vejam bem de perto; o almoço substancioso, mineiríssimo também, e a concentração em Praça Pública, para que cada Banda de Música possa mostrar sua qualidade. Tudo organizado a tempo e a hora. Se Lagoa Grande não tira grande proveito do evento, em termos de turismo cultural - o que só se coloca para argumentar, porque sabemos que o resultado local é positivo - os participantes lucram e muito, não só pela oportunidade que os músicos têm de mostrar sua arte, mas, principalmente, pela oportunidade de observar um evento muito bem organizado, dirigido e executado por todos os setores envolvidos.
NOTA DO CADIKIM: Por enquanto, publica-se esta matéria ilustrada com foto solitária da Banda de Música da Polícia Militar (10º Comando Regional), tendo em vista necessitar da organização das fotos de demais Bandas de Música participantes - fotos que serão publicadas oportunamente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário