
Existe uma claúsula (artigo) na constituição que diz claramente os deveres e obrigações dos militares, se a cumprirem, brevemente teremos um civil no poder. Não é admissível que hum país com o solo tão rico, tão produtivo, encontre-se com uma dívida externa tão imensa, tão vultosa. Se for feita uma devassa na vida dos que estiveram atuando no poder desde 64, certamente não haverá prisões que os caibam.
Mas, como sou bastante otimista, acredito que brevemente viveremos num país Democrático, com total liberdade dentro das leis”.
O texto (reproduzido tal como me foi apresentado, em cópia xerox) foi produzido por um candidato a ingresso na Polícia Militar de Minas Gerais, no Batalhão de Polícia Rodoviária. O tema da redação, oferecido ao candidato: "O que é democracia?" (não poderia ter sido outro?). Foi-me dada uma cópia da redação, por algum colega. Não tenho registro de data, nem de nome do candidato. Com as seguintes referências: Fls. 07, 'Prova nº 18' e um carimbo "PRONTUARIADO". Por que e para que terá sido "prontuariado"? Como fica claro na redação, foi no período da ditadura pós 64. Minha memória indica a possibilidade de o texto ter sido produzido entre 1971 e 1978, em Belo Horizonte.
Imagem: BRASIL ESCOLA.
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/democracia.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário