19 de set. de 2019

UMA CARTA DE CÍCERO (O CONTROLE ESTATAL DO COCÔ)

Chegou em um e-mail. Simples, direta, nem era um anexo. Tão coloquial e tão íntima, que mais me pareceu uma carta. Daí o título.
Sei que meu irmão - Cícero Christófaro, arquiteto por formação, vive arquitetando escritos em diversas formas e gêneros, algumas composições musicais, estudos e cultivos vegetais (viaja entre orquídeas e outras belezas) e cismou de promover o "Sarau da Lua Cheia ou Quase" (https://cadikimdicadacoisa.blogspot.com/2019/09/cadikim-convida-voce-para-curtir_15.html) - como ia dizendo, meu irmão Cícero irá entender a transcrição que faço da carta que me enviou, nada sigilosa, como convém. Vamos lá, sem aspas; o conteúdo adiante e dele:

Irmão, como vê hoje é meu aniversário certeza absoluta que você não esqueceu, sempre lembrou enviando carinho e paz. Desde logo se vê que não tenho por que lembrá-lo. Acontece é que hoje, exatamente hoje, dia deste aniversário, aconteceu algo que preciso dizer para você. Há dias atrás, presidente bolsonaro disse, na TV, acho que foi ali mesmo, que a partir de agora, o brasileiro terá que fazer "cocô" dia sim dia não. Apesar de não entender por que, e você sabe muito bem por ser o irmão mais próximo, apenas três anos de diferença, que durante toda minha vida não desobedeci ordens, aprendi com "La Mamma" que não era pessoa fácil. O que vou dizer poderia fazê-lo para outra pessoa mas você é a mais indicada: primeira e segunda infâncias, adolescência e idade adulta. Acredito não ser necessário justificar mais. Estou obedecendo com rigor as ordens do homem, mesmo ainda não sendo lei ou ato provisório. Para mim é coisa definitiva pois, menos comida, menos água na descarga, menos dor na saída. Seguindo esta regra percebi que o tamanho e diâmetro do coco ficaram menores, 3,5 cm de comprimento por 1,9 cm de diâmetro, fiz questão de medir. Sem quê nem pra quê, ontem, 7 de setembro aniversário da independência do Brasil, seria o dia SIM, não deveria faltar compromisso do cocô, feito às 8:45 horas, ouvindo o hino nacional brasileiro. Passei o dia em paz, dever cumprido, cumpridíssimo (não confundir com "compridíssimo", lembrando que a medida de comprimento é de apenas 3,5 cm).
Acontece que hoje, 8 de setembro, dia do meu aniversário, comecei a jogar água no jardim, calmamente, vendo as lindas plantas e algumas flores dando boas vindas ao início da primavera. De repente, sem mais nem menos, senti algo pesando no intestino. Esse algo foi pesando, pesando, pesando, até que... minha Nossa Senhora das Dores, lembrei-me, será que foi o doce de leite com coco que ganhei de presente ontem? Acredito ter comido umas dez colheradas, adoro. Pois meu amigo, não deu outra, cheguei no vaso num estado lastimável, foi uma verdadeira CAGADA, enorme. No momento do alívio, nada pensei. Depois, quando voltei ao jardim veio aquele remorso do dever não cumprido. Foi passando o tempo, eu tentando minimizar as faltas, até que meu vizinho chegou. Pra tentar aliviar de vez, contei tudo pra ele. Sem pestanejar disse o sertanejo: apoquente não, irmão, tô vendo gente dando CAGADAS muito maiores e ó! quer nem saber.
Olhe bem, não sou pessoa com intimidades com as redes sociais. Gostarei, se possível, dividir com outras pessoas, além de você, para minimizar ainda mais minha culpa. Caso possa e queira fazê-lo vou agradecer muito e aos poucos me eximindo de possíveis vergonhas perante esta linda nação brasileira.

Nenhum comentário: