28 de nov. de 2019

A COISA DEVE ESTAR FEIA DEMAIS NO CHILE! CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA REDUÇÃO DE 50% DOS SALÁRIOS DOS DEPUTADOS. SE A MODA PEGA...

bandeira do chile em tecido  países frete grátisAcordo hoje com uma notícia absolutamente insólita. Acho que é a primeira vez (aos 80 anos!) que ouço coisa desse tipo: Câmara dos Deputados do Chile aprovou a redução de 50% dos salários dos deputados, estendendo a medida ao presidente, aos ministros, aos subsecretários e aos governadores.
Que coisa linda!
Ah! Ao ampliar a notícia, encontrei-a na página do G1 (https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/11/27/deputados-do-chile-aprovam-reduzir-salarios-de-presidente-e-de-parlamentares.ghtml). Com um picilone, entretanto: segundo o texto, a medida tem caráter transitório e não cortará os benefícios extras.
Assim, até eu, ai!
Parece-me que os tais "extras" é que encarecem o custo do nosso Congresso e adjacências.
E se a moda pega? Como muitas das maldades que chegam ao Brasil, como o petróleo em viagens ultramarinas, poderão os nossos parlamentares ser "contaminados" pela ideia, se a coisa vier a ficar fora de controle (vejo-me obrigado a admitir a hipótese, em face de até andarem falando em AI-5 por ai).
Quanto à transitoriedade da medida, ponho-me de acordo. Melhorando a situação, a medida poderá ser revogada. Poderá até ser pensada uma espécie de restituição. Como se poderia pensar em restituição sobre a reforma da Previdência, concordando todos os especialistas que se manifestaram com que a Nação - o trabalhador - está perdendo (ninguém fala em Nação, só no Estado, que é mero instrumento para ordenamento das coisas nacionais). Poderá tambem ser como fez Collor, que meteu a mão do Estado na grana da Nação, com prazo para devolver. E devolveu.
Solitária manifestação semelhante ouvi do ministro Paulo Guedes: falando do projeto de economizar um trilhão para o Estado, disse que, se houver melhora, poderá melhorar também a vida do trabalhador "por solidariedade".
O povo precisa de solidariedade do governo não, senhor Paulo Guedes. Quer que se governe para a Nação e não para o Estado, como qualidade de fazer.


NOTA ALEATÓRIA: Utilizei a palavra "picilone", que conheço como alguma coisa indefinida que se quer dizer. Fui pesquisar a existência do termo, porque parece-me uma corruptela de ípsilon (Y), aprendendo na busca que é a quinta letra do alfabeto latino.
Quem encontro? Noel Rosa (tinha de ser ele), com o samba "Picilone", palavra que rima com Yvone, que parece ser nome alternativo da música.
A eventuais curiosos que pretendam rever ou conhecer Noel, adiciono o link: https://www.youtube.com/watch?v=9uKcVDuO7iA



IMAGEM: MERCADO LIVRE
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-749515540-bandeira-do-chile-em-tecido-paises-frete-gratis-_JM?quantity=1

Nenhum comentário: