18 de mai. de 2018

NAS LETRAS DE "NOSSAS" CANÇÕES - PRETENDA


Pretenda sempre fingir
que logo, logo há de vir
ao seu encontro alguém
fingindo amar também.






Lew Douglas
Lew Douglas



Lew Douglas, Cliff Parman, Frank Lavere e Dan Belloc, em "Pretenda".






Nota do cadikim: Conheço esta música há mais de sessenta anos. Tocava-a (mal) em um sax soprano, em 1954. Lembrei-me dela hoje (não tinha memória da letra, só do primeiro verso) e fui para o Google, que me remeteu ao YouTube. Ali, além da gravação por Carlos Galhardo, encontrei postagem de Antônio Bocaiuva, em 2011 (https://www.youtube.com/watch?v=dFwK4IDNSak):

"PRETENDA, versão em português da música Pretend, de Lew Douglas, Cliff Parman, Frank Lavere e Dan Belloc. Interpretado por CARLOS GALHARDO. Autor da versão: Alfredo Ribeiro - Disco Ip CARLOS GALHARDO E AS MAIS BELAS VERSÕES. Essa música teve ainda gravações de Brenda Lee e Nat King Cole.

Quatro anos atrás, Samuel Machado Filho postou:
"A letra brazuca deste fox-canção, lançada em 1954, teve gravações por Leny Eversong (Copacabana), Orlando Ribeiro (Odeon), Carlos Henrique (Columbia) e, claro, Carlos Galhardo (RCA Victor), que a registrou em 16 de julho desse ano, com lançamento em setembro no 78 rpm 80-1346-B, matriz BE4VB-0508."


Em "letras" (https://www.letras.mus.br/carlos-galhardo/1582392/), encontrei a letra. Ali são indicados dois compositores, Parman (que não está entre os citados por Antônio Bocaiuva) e La Veri (que pode ser Frank Lavere, a que se refere Antônio Bocaiuva).

Para ouvir com Carlos Galhardo:
https://www.youtube.com/watch?v=dFwK4IDNSak


Para ouvir a versão original, com Nat King Cole:
https://www.youtube.com/watch?v=ciS5GikZ5Jo

Imagem: Guitar Party. com
http://www.guitarparty.com/en/artist/lew-douglas/







Nenhum comentário: