3 de jul. de 2015

DIFICULDADES IMPOSTAS À DEMOCRACIA. MESMO EM TERRA DO TIO SAM!

A notícia era de que uma pessoa interrompeu o presidente Obama, quando falava, nas dependências do palácio. O que penso que ouvi, porque tive de confiar no tradutor, foi que, ante a interrupção (não sei se houve expressão de desagrado de Obama e troco do interruptor), Obama disse:
- Você está na minha casa (salvo equívoco ou mentira do intérprete).
Aí mora a grande dificuldade da democracia: em verdade verdade vos digo: o interruptor estava na sua própria casa, cujo aluguel e demais despesas são pagas pelo povo, por ele inclusive.
Não me teria incomodado se Obama tivesse protestado e dito que o interruptor estava faltando com o respeito ao presidente e, assim, maltratando a casa do Povo. Mas a dele, Obama? Jeito nenhum.
Não é de assustar: já ouvi o presidente do nosso Senado dizer que poderia ter usado o avião, sim, porque é presidente do Senado etc. etc., sendo que nenhum dos etceteras está na relação das possibilidades de uso da aeronave.
Mas se em terra do Tio Sam, que apregoam ser o país mais democrático do mundo, o presidente repele uma interrupção argumentando que o interruptor está na casa dele, presidente, como é que poderei esperar atitudes democráticas aqui no Brasil?

Nenhum comentário: