28 de jul. de 2015

UM LIVRO APARENTEMENTE (PELO MENOS) INÚTIL. NEM CHEGA PERTO DE MINHAS PREFERÊNCIAS.


Estava buscando um método para violão, do Paulinho Nogueira, na rede, quando deparei com o anúncio de vários livros, dentre eles um que me chamou a atenção, pela aparente inutilidade (no mínimo parcial) para mim. Estava lá:





Pelo menos quanto ao título, é para mim inteiramente inútil. Setenta e cinco anos não são setenta e cinco dias e, desde que coloquei meu primeiro voto em uma urna, não precisava que ninguém me mandasse parar de acreditar.
Quanto ao "por que", não vou somar, aos que já tenho, quaisquer motivos do autor.
Não sei se os brasileiros amam o Estado. E fala-se muito que não confiam nos políticos. No entanto, votam neles, já que está arraigada em nós a idéia de que temos de votar em alguém. Sem contar que o STE faz um enorme esforço para convencer os brasileiros de que não devem votar em branco nem nulo. Será que o brasileiro vota em alguém pela necessidade de poder falar mal de alguém, sem demonstrar completa e absoluta insatisfação? bobeira, mesmo? um patriotismo exacerbado?
Desculpe-me o autor: não vou ler o livro só para ficar sabendo de uma circunstância que nada muda. Preferi buscar o livro "Vocabulário do Choro" e comprei. Mesmo que não consiga tocar melhor a minha flauta, será mais gratificante. Mas acho lamentável!

Nenhum comentário: