18 de ago. de 2015

I ENCONTRO DE BANDAS DE PARACATU - MG






Geral
Aconteceu no dia 16 último, domingo, o Primeiro Encontro de Bandas de Paracatu. É uma tradição que algumas cidades ainda insistem em cultuar: Encontros de Bandas, que propiciam a reunião de corporações musicais que existem espalhadas em algumas cidades brasileiras, sendo uma das mais antigas manifestações da cultura de Minas Gerais.
Lira Paracatuense

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Paracatu, Secretaria Municipal de Cultura, apoiado e organizado pelo Vereador Juscelino Carteiro, com a coordenação de Marilda.
Compareceram as Bandas de Música das cidades de Araguari, Paracatu, Patos de Minas, Unaí (Capim Branco) e Vazante, somando cerca de cem artistas, entre músicos e regentes.
Banda Municipal de Vazante
Pela manhã, as Bandas apresentaram-se em várias praças da cidade, levando a música aos vários bairros.
Araguari
À tarde, reuniram-se as cinco Bandas na Praça Firmina Santana. Cada uma apresentou-se com duas músicas populares e um dobrado. O público presente teve a oportunidade de ouvir dobrados - gênero praticamente só mostrado por Bandas
Militares e Bandas Civis que o adotam - Beatles, Música dos Anos 80 e valsas, dentre
Lira Mariana Patense
outras. A Lira Mariana Patense representou o Município de Patos de Minas. Regida pelo Professor Holmes de Avelar Molinari, do Conservatório Municipal, apresentou-se com os músicos Adriel M. S. Trigueiro, Artur Alan Bernardes, Carlos A. Bomfim, Carlos César da Fonseca, Edison C. Mota, Guilherme R. S. Alves, Isis Eduarda N. Gonçalves, José Ricardo de Oliveira, Marco Comini, Paula A. Silva, Paulo R. Silva, Valdir L. Fonseca e Valfrido A. Mundim. Executou as músicas
 "Yesterday", de Paul McCartney, a valsa "Sobre as Ondas", de Juventino Rosa, e o dobrado "Saudade de Minha Terra", autoria do Sargento Luiz Evaristo Bastos.
Unaí (Capim Branco)

Nenhum comentário: