18 de nov. de 2018

O ENCONTRO DE TRUMP COM KIM JONG-UN REMETEU-ME A ASTERIX E OS GODOS

Foi assim que li a notícia de que ambos iriam encontrar-se em presença apenas de dois tradutores. Lembrei-me, imediatamente, de uma passagem da estória "Asterix e os Godos", de René Goscinny (textos) e Albert Uderzo (desenhos). Não me foi possível registrar logo, porque a revista que contém essa estória estava a quilômetros de distância. Resgatei-a e vou ao assunto, no exato momento em que Kim Jong-un resolve botar as manguinhas de fora, outra vez.
A estória tem início quando o Druida gaulês Panoramix dirige-se à Floresta dos Carnutes, escoltado por Asterix e Obelix. A floresta fica nas proximidades dos limites entre o Império Romano e a Germania. Ah! E só os druidas podem entrar lá, aonde se reúnem anualmente, para compararem seus métodos, trocar experiências e participar de um concurso para eleição do melhor druida do ano.
Concomitantemente, andava por ali uma tropa de godos, em missão. Acabam aprisionando o Druida Panoramix e levam-no ao chefe dos godos, que pretende dominar o Império Romano e a Gália e, para isso, quer a ajuda da magia gaulesa.
Com a captura do Druida Panoramix, os quadrinhos contam essa passagem.


Após peripécias diversas,...






Entrementes, Asterix e Obelix rendem-se, para tornarem-se prisioneiros, certos de que, se fossem levados, achariam Panoramix.




Fiquei imaginando em que poderia dar uma reunião de duas figuras com interesses tão contraditórios e dois intérpretes.

Imagens: Asterix e os Godos, autores citados.



Nenhum comentário: