5 de nov. de 2018

FOI PENÂLTI SIM!

Dedé e MatheusinhoDedé segurou e depois puxou Mateuzinho. Pênalti seguido de cartão vermelho. Mas não aconteceu. O prejuízo não foi pequeno.
Assisti a um debate sobre erros de árbitros, ainda ontem. Comentou-se que tem aumentado muito o números desses erros e, como sempre, apontando, como solução, a troca das autoridades do departamento.
Penso que a questão é muito mais complexa. Os árbitros são desrespeitados dentro de campo e, quando tomam decisões rigorosas são criticados pelos comentaristas (no caso da expulsão do Dedé contra o Boca, o goleiro deslocou-se pela pequena área e saltou para cima, quando chegou sob a trajetória da bola; o zagueiro projetou-se para cima e para a frente, na direção da cabeça do goleiro, com muita força; a bola estava um braço acima e foi socada pelo goleiro com o braço esticado; veja em https://www.youtube.com/watch?v=Mc9YVeSNrrQ; movimentando quadro a quadro é possível ter esta visão). Foi um chororô geral, sempre em tom de revolta. Um comentarista que se diz fã do Dedé fala que viu o que o atleta sofreu para recuperar-se de lesão e afirma, apaixonadamente - dá para ver e ele mesmo diz que está "com muita raiva" - que o juiz é ladrão e outros mimos. Também sou fã do Dedé e, sem ser cruzeirense nem outro "ense", "guista" ou "ano" qualquer, fiquei feliz quando voltou a jogar, pelo mesmo motivo: ter notícias das dificuldades enfrentadas pelo atleta. Mas isto não é álibi. Observe-se que, por causa desse tipo de "entrada", em que um atleta salta projetando-se para frente e para cima, quando deveria ser só para cima, foi que "inventaram" a touca de silicone para mascarar sangramentos na cabeça e o atleta poder jogar imediatamente. A jogada é realmente perigosíssima. Fiz comentário a respeito há cinco anos (http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com/2013/10/violencia-nos-esportes.html).
Mas o que o pênalti não marcado para o América tem a ver com isto? Penso que os desrespeitos dos jogadores (tendo o juiz de aliviar, por questões que acho óbvias) e as críticas apaixonadas de muitos comentaristas transmitem insegurança aos árbitros. Daí à deterioração do esporte é um caminho. Não estou colocando os árbitros de anjos. Mas já afirmei aqui que meu sonho é ver jogos não terminarem por falta do número mínimo de atletas. Acho que é preciso fazer alguma coisa. O árbitro está sempre errado: se apita a favor de um, os jogadores do outro correm em turminha em cima deles, e vice-versa. Os treinadores também comportam-se mal, geralmente. Já pensei em uma solução bizarra: o árbitro chegar-se a um jogador qualquer e dizer, bem baixinho: "você teria de ter passado de primeira, cara; seu companheiro estava melhor colocado"; ou "você dominou muito mal essa bola; assim não dá"; ou "você atrasou essa para o goleiro, hein?"; ou "treinador, essa substituição foi um desastre, você tirou o melhor do time"; ou "demorou demais a substituir". Aí, os caras veriam como é bacana ser malhado o jogo inteiro.

Imagem: SUPER.FC.
https://www.otempo.com.br/superfc/cruzeiro/ded%C3%A9-afirma-que-n%C3%A3o-cometeu-p%C3%AAnalti-em-matheusinho-1.2063775

Nenhum comentário: