20 de nov. de 2018

RUMO AO CATAR!

Pessimismo? Pode ser. Mas cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça. Ou gato escaldado tem medo de água fria.
Hoje, quando da chamada para o jogo entre a seleção brasileira de futebol e a seleção camaronesa, vejo referência ao objetivo de seguir com 100% de aproveitamento em jogos amistosos, em 2018 (acrescento informações que fui achar na WikipédiA: 9 jogos, 9 vitórias, 20 gols a favor, zero contra, saldo +20). Muito bacana, em atividade preparatória.
Curioso e sempre mais desconfiado do que burro de olaria, fui examinar os antecedentes da Copa 2018. Gostei muito do que vi, apesar do resultado. Vamos lá.
Encontrei em "TERCEIRO TEMPO", 08/09/2017 (https://terceirotempo.bol.uol.com.br/noticias/so-potencia-as-cinco-selecoes-mais-fortes-do-mundo-na-atualidade), entre as cinco seleções mais fortes do mundo, naquele tempo, a seleção brasileira.
Encontrei mais, em CHUTEIRA F.C. (http://chuteirafc.cartacapital.com.br/brasil-e-a-selecao-mais-forte-da-copa-diz-tecnico-da-belgica/) vários elogios de integrantes da seleção belga à canarinho (“ 'Individualmente, o Brasil é a equipe mais forte nesta Copa do Mundo, repete o zagueiro belga Vincent Kompany,...' ").
Em R7, abril de 2018 (https://esportes.r7.com/futebol/neymar-considera-brasil-a-selecao-mais-forte-para-vencer-a-copa-18042018), a abalizada opinião de Neymar Jr.: "Neymar considera o Brasil a seleção mais forte para vencer a Copa".
Ainda em R7, julho de 2018, após a despedida da seleção brasileira da copa (https://esportes.r7.com/prisma/copa-2018/cosme-rimoli/um-brasil-maior-e-mais-forte-para-a-copa-do-catar-09072018), encontro propósitos da cúpula da CBF para a Copa 2022, garantindo a permanência de Tite à frente da comissão técnica da seleção brasileira: "E a Copa América de 2019 será o passo para uma revolução no time brasileiro. Nos conceitos táticos e técnicos de Tite, o item que mais sofrerá reformulação é o físico. A derrota para a Bélgica trouxe uma lição que o preparador e parceiro de total confiança de Tite, Fábio Mahseredjian não deixou escapar. O Brasil precisa ter equipe mais forte, mais alta para a Copa do Catar. É possível ter atletas técnicos, velozes, mas capazes, prontos para suportar trancos, dar arrancadas da intermediária brasileira até a área adversária com mais de 1m80."
Cruzes! Será o "futebol força - o retorno"? E onde ir buscar jogadores de futebol com mais de 1m80, e que tenham talento para a seleção brasileira, em quatro anos? Penso que nem se migrarem do volei e do basquete. Suponho que serão necessárias algumas gerações para conseguir preparar meninos altos, pré adolescentes altos, jovens altos... até poderem chegar à seleção de futebol. Provavelmente, restarão apenas saudades de Dirceu Lopes e Giresse (1m62), Maradona (1m66), Garrincha Romário e Messi (1m69), Pelé, Iniesta e Xavi, os grandões com 1m70.
Viajando muito alto? Sei lá! Achando que já poderia encerrar, depois do almoço vejo o André Rizek, a título de homenagem a craques negros na história futebolística brasileira, citar Leônidas da Silva, Zizinho, Didi, Pelé e outros. Arrematou que Neymar ainda não teve uma copa do mundo que pudesse chamar de sua e sugeriu que poderá ser em 2022. Sonhar sempre é possível, mas seria conveniente imaginar então que poderemos ter Vinícius Júnior que, com 18 anos apenas, tem quatro anos à frente para crescer. Ah! Mas a publicidade não pode esperar. É preciso manter esperanças, ainda que sem suporte em fatos.
Acho que está faltando Simancol na área.


Imagem: Pelé SOCCER.
https://pelesoccer.com/blogs/news/pele-the-greatest-soccer-player-of-all-time

Nenhum comentário: