5 de nov de 2015

ESOCIAL - AUTORITARISMO TERRORISTA

O que é o eSocialSerá que não bastaram as agruras vividas pela sociedade brasileira, com tantos escândalos, tantos desencontros político-administrativos, com tanta notícia ruim? Precisava de terrorismo também?
É como vejo o episódio do eSocial.gov.br, para cadastramento, emissão de guias, pagamento de tributos. Cidadãos querendo pagar, passando muito tempo diante do computador para emitir guia de pagamento e pagar. Do outro lado, o Estado que, através de seus representantes na área, reconhecia a incapacidade do sistema mas, mesmo assim, insistia na data fatal e na ameaça reiterada em cada noticiário - sim, ameaça mesmo! - de multa, caso ocorresse atraso de um pagamento que dependia de ações do credor e não do devedor. O (des)Governo conseguiu, por um prazo excessivamente longo, manter cidadãos em estado de insegurança e de forte pressão: se não conseguir emitir a tal guia e pagar na data fatal, será multado! Isto está inscrito na Cartilha do Terrorismo.
Em si, como instituto novo, o eSocial pode até ser excelente. Mas a experimentação e a gestão da mesma foram péssimas!
Campanha eSocial- Banner noticiaSó na ante-véspera do prazo fatal foi que o Governo - ah! quão generoso! - decidiu baixar a pressão, anunciando a prorrogação do prazo. O que deveria ter sido feito assim que o próprio (des)Governo admitiu as dificuldades na execução das ações necessárias à obtenção da tal guia - dificuldades que cabia a ele (des)Governo resolver, e não ao contribuinte.


Imagem alto da página: Grupo Fortes.
http://grupofortes.com.br/esocial/o-que-e-o-esocial/esocial-o-que-e-isso/

Imagem baixo da página: Grupo Fortes.
http://grupofortes.com.br/esocial/category/o-que-e-o-esocial/

Postar um comentário