5 de nov. de 2015

ESOCIAL - AUTORITARISMO TERRORISTA

perguntas e respostas sobre o eSocialSerá que não bastaram as agruras vividas pela sociedade brasileira, com tantos escândalos, tantos desencontros político-administrativos, com tanta notícia ruim? Precisava de terrorismo também?
É como vejo o episódio do eSocial.gov.br, para cadastramento, emissão de guias, pagamento de tributos. Cidadãos querendo pagar, passando muito tempo diante do computador para emitir guia de pagamento e pagar. Do outro lado, o Estado que, através de seus representantes na área, reconhecia a incapacidade do sistema mas, mesmo assim, insistia na data fatal e na ameaça reiterada em cada noticiário - sim, ameaça mesmo! - de multa, caso ocorresse atraso de um pagamento que dependia de ações do credor e não do devedor. O (des)Governo conseguiu, por um prazo excessivamente longo, manter cidadãos em estado de insegurança e de forte pressão: se não conseguir emitir a tal guia e pagar na data fatal, será multado! Isto está inscrito na Cartilha do Terrorismo.
eSocial_EmpresasEm si, como instituto novo, o eSocial pode até ser excelente. Mas a experimentação e a gestão da mesma foram péssimas!
Só na ante-véspera do prazo fatal foi que o Governo - ah! quão generoso! - decidiu baixar a pressão, anunciando a prorrogação do prazo. O que deveria ter sido feito assim que o próprio (des)Governo admitiu as dificuldades na execução das ações necessárias à obtenção da tal guia - dificuldades que cabia a ele (des)Governo resolver, e não ao contribuinte.

Comentário em 04/04/2020: Essa confusão aí aconteceu em 2015. Agora, enfrentamos a da do INSS.


Imagem alto da página: DomésticaLegal.
https://www.domesticalegal.com.br/36-perguntas-e-respostas-sobre-o-esocial/
Imagem baixo da página: eSocial.
http://portal.esocial.gov.br/noticias/esocial-libera-ambiente-de-testes-para-todas-as-empresas-do-pais

Nenhum comentário: