4 de ago. de 2017

ATÉ AONDE VAI NOSSA FRAGILIDADE? ESTAMOS, MESMO, NO MATO SEM CACHORRO?

Assisti, estarrecido, a uma entrevista do Deputado Rodrigo Maia para a Globo News, na manhã seguinte à votação do pedido de autorização ao STF, para processar a denúncia da PGR contra Temer. Lembro-me da matéria mas preferi buscar informação dos termos. Encontro em "Redação Pragmatismo" (https://www.pragmatismopolitico.com.br/2017/08/rodrigo-maia-chora-e-diz-que-tinha-poder-para-derrubar-michel-temer.html) relato que coincide com o que ouvi. Transcrevo:

"Truculência § Em um outro desabafo após a Câmara rejeitar a denúncia contra Temer, Rodrigo Maia reclamou da ação 'truculenta' e 'desrespeitosa' de assessores do peemedebista quando o democrata era cotado como sucessor no Planalto. § 'De fato, em torno do presidente, houve uma relação muito ruim comigo, muito desrespeitosa, mas o tempo vai resolver isso', disse Rodrigo Maia em entrevista para a Globo News. § 'Um processo como esse, nunca tinha acontecido no Brasil, é um aprendizado. Mas não posso negar que atos de alguns assessores do presidente foram muito truculentos, muito duros contra a minha pessoa. Um deputado que sempre foi leal ao governo, que foi desconvidado para ser líder do governo e mesmo assim continuou votando com o governo, foi eleito presidente da Câmara na primeira eleição, apesar do governo, com a construção que fiz aqui na Câmara dos Deputados', desabafou. § 'Na segunda, com o apoio do governo. Eu nunca esperei que o entorno do presidente fosse jogar tão baixo comigo. Isso eu não posso deixar de falar. Mas eu tenho certeza que o tempo resolve todos esses problemas. O mais importante é que a Câmara dos Deputados tem um protagonismo enorme na agenda de reformas e esse é o desafio que eu assumi', completou."

Primeiro que tudo, quero entender que a lealdade de um deputado federal - principalmente o presidente da câmara - tem de ser com o povo, que lhe outorgou esse poder. Quero pensar, também, que o povo não pode ser tratado com grosserias, truculência e outras formas relatadas pelo representante desse povo. 
Sessão especial para votação do parecer do dep. Jovair Arantes (PTB-GO), aprovado em comissão especial, que recomenda a abertura do processo de impeachment da presidente da RepúblicaNão consigo entender como é que uma autoridade de tal gabarito, Presidente da Câmara dos Deputados - instituição que representa, em seu todo, a Nação Brasileira - deixa-se constranger com "jogo baixo", "truculência", "desrespeito" que afirmou ter sido o tratamento de "alguns assessores do governo". Entendo que o resultado disso é a absoluta insignificância e fragilidde do Povo Brasileiro - Zé Povinho, para muitos - já que o chefe da instituição que a representa não se sente forte o suficiente para repelir tal tipo daquilo que disse ter sido agressão.
Já desconfiava, mas vejo na afirmação verbal dessa autoridade que estamos, de fato, "no mato sem cachorro".

Imagem: CÂMARA DOS DEPUTADOS.
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/507325-CAMARA-AUTORIZA-INSTAURACAO-DE-PROCESSO-DE-IMPEACHMENT-DE-DILMA-COM-367-VOTOS-A-FAVOR-E-137-CONTRA.html

Nenhum comentário: