17 de ago. de 2017

REFORMA POLÍTICA: UM "SHOW" DE AUTO-AJUDA! MUITO DESAVERGONHADO, POR SINAL. EDIÇÃO EM 2021: SERÁ QUE NÃO SABEM FAZER BEM AS COISAS? FIZERAM UMA REFORMA EM 2017 E JÁ PRECISAM DE OUTRA?!!!!!

Fale quem quiser que há políticos honestos. Mas
que esses também deixam passar "jabotis", deixam. Deve ser porque são em número muito menor (são precisos três quintos dos parlamentares para aprovar uma emenda constitucional). Logo, os pelo menos bem intencionados não devem chegar a dois quintos.

Para começar, repito o que disse há algum tempo: não precisamos de reforma política, mas de reforma dos políticos. Com esse pessoal que está aí, sem chance. Como não sei se publiquei, fui pesquisar se não estava plagiando. Encontrei em "Luiz Flavio Gomes.com" (http://luizflaviogomes.com/reforma-politica-ou-reforma-dos-politicos/): "Reforma política ou reforma dos políticos?". Li e achei o texto interessante, vale a pena ler. Mas não o plagiei nem ele me plagiou. Não sabia da existência dele. Nem ele da minha. E o importante mesmo é a ideia.
Estamos próximos de uma proposta de reforma política. Nem vou discutir os valores que pretendem aportar para a campanha de 2018, além do que já recebem do fundo partidário, mesmo às voltas com a proposta de fixação do novo déficit orçamentário. Chamo em meu socorro apenas um texto que fiz publicar no cadikim, em fevereiro de 2013 (http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com.br/2013/02/vocacao-precoce.html), do qual apresento a conclusão, dita a um garoto:

"Você acaba de revelar uma evidente vocação para presidente da república, governador de estado, prefeito, deputado federal ou estadual, senador, até ministro: não sendo seu o dinheiro, vale fazer o que você quiser."

Mas acho que tem coisa "mais pior" (como dizia o Stanislaw Ponte Preta): além de muito dinheiro público (sacado das nossas misérias), querem "doações ocultas". Ô sô do céu! Já queriam oficializar o caixa dois. Agora arranjaram um nome palatável para ele! Nem lhes passa pela cabeça o dispositivo do art. 37 da Constituição Federal, recomendando que um dos princípios da administração pública é a publicidade. Também, sô, essa tal de Constituição é uma chata!
É! Com essa gente que está aí, é mato sem cachorro, com tigre, leão, jararaca, e jaboti, que também é elemento da natureza política.

Nenhum comentário: