25 de nov. de 2017

UM PRETO NO BONDE EM BELO HORIZONTE

6 Livros sobre Racismo que todo mundo deveria lerPenso que muito poucas pessoas já terão visto um bonde. Mas, na maioria, as pessoas ouvem falar em racismo e nem imaginam que, no tempo dos bondes (já lá se vão cerca de 65 anos), já se praticava o racismo, embora o assunto não figurasse nas pautas como figura hoje. O "causo" adiante acaba não encarnando o racismo mas - provavelmente por ironia - refere-se a isso.
Pois não é que um preto - muito preto - viajava no mesmo bonde em que estava Dona Ephigenia, que foi quem me contou. No meio da viagem, o preto começou a falar, não sei se para algum companheiro ou para todo mundo:
- Não gosto de preto! Esse bicho não presta! Não consigo gostar, mesmo! Podem falar o que quiserem, mas não passo com preto na mesma pinguela... E por aí adiante. Falava pelos cotovelos, alto e bom som, sempre depreciando a figura de "preto" e repetindo sua antipatia.
Deu ibope, claro. Todo mundo com a atenção voltada para o "preto racista", querendo saber em que aquilo iria dar. Foi de repente que o cara resolveu arrematar:
- Não gosto mesmo de preto! Detesto! Eu sou mesmo é muito chegado em uma crioula!

Imagem: Significados.
https://www.significados.com.br/os-5-momentos-mais-importantes-na-luta-contra-o-preconceito-e-o-racismo/

Nenhum comentário: