3 de fev. de 2018

QUE NEM O BARRICHELLO (ZOAÇÃO DE HUMORISTAS), JUNGMANN CHEGA ATRASADO

Raul Jungmann deu uma de "Barrichello": durante uma palestra no Rio de Janeiro ("O futuro começa hoje"), "...sobre novas ações para a Polícia Militar do estado, no Rio de Janeiro, o ministro disse que há certo 'masoquismo' em relação à divulgação da violência no Rio. Confrontado, ele disse que é preciso haver um 'equilíbrio narrativo'." (G1 RIO DE JANEIRO - https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/ministro-da-defesa-diz-que-sistema-de-seguranca-do-brasil-esta-falido.ghtml). Na oportunidade, segundo está no G1, o ministro falou que o sistema de segurança do Brasil está falido.
Meu Deus! Muito atrasada a constatação do Sr. Ministro! As atividades de segurança pública estão capengando há décadas.
Eu "cá consigo" penso que Jungmann não poderia ter falado a mesma coisa que falou, quando de uma "mega mobilização", em julho do ano passado (noticiada  no mesmo G1 - https://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/exercito-marinha-e-aeronautica-se-dividirao-durante-operacoes-no-rj.ghtml):

"Em coletiva no Comando Militar do Leste nesta tarde, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse que o foco das ações será a inteligência no enfrentamento para desarticular as quadrilhas, principalmente, de tráfico de drogas e roubo de cargas. § 'As Forças Armadas vão atuar sob demanda, segundo as informações que forem levantadas pela Secretaria de Segurança. O cardápio é toda e qualquer ação que seja necessária para golpear e tirar a capacidade do crime organizado', explicou Jungmann."

Fui dar uma olhadinha no currículo do ministro. Está na página da FGV (http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/raul-belens-jungmann-pinto). Filiou-se ao MDB em 1974 e, em 1976, ingressou no curso de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco, não tendo chegado a completar o curso; iniciou vida pública em 1977, e, de lá para cá, exercício de vários cargos públicos, deputado federal inclusive. Os mais curiosos e pacientes poderão recorrer ao currículo na página acima. Muito longo, com passagens mais demoradas em atividades ligadas ao INCRA, Meio Ambiente, questões fundiárias, e algumas incursões na área de segurança pública. Não consta ser bacharel em Direito, nunca foi Delegado de Polícia, nem membro do Ministério Público, nem Juiz (circunstâncias que permitem conhecer mais intimamente a segurança pública). Nem que seja especialista no objeto da pasta que dirige.
No evento "O futuro começa agora", "Jungmann acrescentou que nos próximos dias será divulgada as diretrizes (sic) de um novo Plano Nacional de Segurança Pública, o segundo lançado pelo governo Michel Temer desde que assumiu a presidência. A primeira versão é de janeiro de 2017 e boa parte das propostas ficaram no papel..." (O GLOBO - https://oglobo.globo.com/rio/forcas-armadas-farao-patrulhamento-aereo-pelo-mar-no-rio-diz-jungmann-22349665).
Parece-me que o governo finge que resolve os problemas da segurança pública: um plano em janeiro 2017 e a promessa de outro, "para os próximos dias".
image
Pior: muita gente pensa que segurança
pública é isso aí. Isso é defesa, depois que a insegurança
está instala. A segurança
vai muito além.
Acorde, ministro! Não merece o mínimo grau de credibilidade qualquer afirmação de um novo plano. As dificuldades para equacionar a segurança pública são tão grandes e tão complexas que - penso - se vier a ser elaborado um plano, em que todas as propostas sejam acertadas, todas sejam experimentadas e todas resultem em 100% de aproveitamento, o prazo mínimo para execução desse plano será de entre 20 e 30 anos. Qualquer proposta para tempo menor é só jogo para a torcida (que já não está gostando nem do time, nem do jogo).

Imagem: Revista Elos.
https://revistaelos.wordpress.com/2015/01/13/seguranca-publica-uma-politica-de-estado/

Nenhum comentário: