7 de jul. de 2018

E AGORA?

Cadikim publicou, ontem, sob o título "RUMO AO CATAR", uma mensagem simples: "E AGORA? MANDA TODO MUNDO EMBORA?" (http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com/2018/07/rumo-ao-catar.html). Não se tratava de uma sugestão do blogueiro, mesmo porque não tem credibilidade para sugerir ação em um instituto tão importante - o futebol. Estava apenas indicando que, conforme se costuma fazer no Brasil, aquela comissão técnica e aqueles jogadores que eram "bola cheia" até as 14 h 59 min, poderiam transformar-se, logo após o apito final, em dispensáveis. Não tenho essa rapidez de desejo nem de decisão.
Acontece, no entanto, que, hoje, pela manhã, assistindo a comentários de especialistas em futebol, e a pergunta inevitável aconteceu: "é o caso de Tite sair?".
Não estou achando bom nem mau, nem tenho a pretensão de ter-me adiantado. O objetivo era simplesmente dizer que corre-se o risco do inconformismo seguido de qualquer  ação imediata - qualquer mesmo - como se fosse solução.
Achei interessante, mesmo, foi a manifestação de Edu Gaspar, coordenador da seleção brasileira. Começou de leve, dizendo que "o passo agora é um ajudar o outro para tomarmos as melhores decisões" (https://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/edu-diz-que-vai-esperar-volta-ao-brasil-para-definir-futuro-com-tite-estamos-juntando-nossas-dores.ghtml). Depois, perguntado sobre o futuro da comissão técnica, disse: "Provavelmente devo ser o primeiro a estar na CBF, antes da comissão técnica. Vou conversar com todos os envolvidos. Depois, a gente começa a estabelecer planejamento e a conversar sobre o futuro" (mesmo link acima, de globo.com).
Não tive como não me perguntar, parodiando Garrincha: combinou isso com o presidente da CBF? Porque, antes de qualquer planejamento, é indispensável saber o que a maior autoridade pensa em fazer. E como temos vivido, em todas as áreas e em todas circunstâncias, em estado de instabilidade, turbulência mesmo, não será de assustar alguém amanhecer o dia com a notícia de que a comissão técnica foi dissolvida.
Não acho que seja o caso, mas "acatarei qualquer decisão".


Imagem: Matrizes de Bordados.
https://www.matrizesdebordados.com/matriz-de-bordado-escudo-cbf

Nenhum comentário: