15 de jul. de 2018

A SELEÇÃO DA CROÁCIA MERECIA UM NELSON RODRIGUES. MANDZUKIC MEU SEGUNDO PERSONAGEM DA COPA

Dramaturgo de peso e apaixonado por futebol, com evidente preferência pelo Fluminense, Nelson Rodrigues sabia, como ninguém, reconhecer e expor com detalhes os dramas que se costuma ver em jogos de futebol. Penso que, se estivesse entre nós, Nelson Rodrigues teria, finda a disputa final, escrito sobre a seleção croata vice-campeão e não sobre a francesa, campeã. Com grande dramaticidade. Estou certo de que identificaria e mostraria para todos os dramas que cercaram a chegada da Croácia à final da Copa do Mundo de 2018, e mesmo durante o jogo.
Vou apenas comentar, sem fazer drama, que, para ser admitido, há que ser feito por especialista.
Todo mundo sabe da via crucis percorrida pela seleção croata. Passou pela fase de classificação com folga relativa, destacando-se a vitória sobre a Argentina por 3 a 0. Já nos jogos de mata-mata, só venceu, sem pênaltis, a seleção da Inglaterra, já nas quartas de final. Nas oitavas, penou com duas prorrogações (contra a Inglaterra, a prorrogação ocorrera imediatamente antes da final) e duas disputas de pênaltis. Motivos para que os jogadores pudessem ter chegado exaustos à final.
france croatia - mario mandzukic hugo lloris - world cup final - 15072018
Desolação goleiro francês após o gol de Madzukic
A ação de um jogador da seleção croata emocionou-me muito: vencendo por 4 x 1, um jogador da seleção francesa atrasou a bola para o goleiro, a uma distância não muito pequena. Mandzukic, que se encontrava próximo da linha central, saiu em velocidade, provavelmente sabendo que o goleiro poderia simplesmente dar um chutão, ele perdendo o esforço. Mas seguiu em frente, obstinado (Nelson Rodrigues poderia ter dito "como um coelhinho de desenho animado"), acreditando que algo poderia ocorrer a seu favor. Aconteceu. Em vez de rebater a bola atrasada, o goleiro preferiu enfeitar, tentando um drible fracassado, criando aquele algo buscado por Mandzukic, que não perdeu, mandou para as redes.
Em 27/6, escolhi Yacine Brahime para meu personagem da copa, em face de uma atitude dele, no jogo contra a Argentina, na qualidade de capitão do time, quando mostrou autoridade serena e firme, em face de um companheiro de time e um adversário, em eventual reclamação junto ao juiz (http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com/2018/06/meu-personagem-na-copa-de-2018-um.html). Hoje, com grande coragem, enorme dedicação, indomável vontade de não admitir uma derrota, mesmo em condição muito desfavorável, de tempo, inclusive, em vez de fazer como a maioria dos jogadores que vejo, de ensaiar uma corrida e refreá-la logo, dando-se por vencido, Mandzukic preferiu enfrentar a dificuldade e seguir correndo, tendo sido premiado pelo segundo gol. Em face dessa atitude, achei de dividir com Mandzukic minha escolha de "Personagem da Copa 2018", que atribuíra a Yacine Brahime.

FOTO: GOAL.
http://www.goal.com/br/not%C3%ADcias/os-recordes-positivos-e-negativos-de-mandzukic-na-historica/1nvrkkai2rxmi1es97vsaemkyw

Nenhum comentário: