11 de out. de 2020

SÉRIE "B": O PROBLEMA ARREBENTA SEMPRE SOBRE O MAIS FRACO. COMO NA VIDA, EM GERAL.


Na última 5ª feira, dia 8, assisti ao desabafo de um dos maiores goleiros que vi jogar - Fábio. Foi logo após o jogo em que o Cruzeiro perdeu para o Sampaio Corrêa, Brasileirão, série "B'.

Antes que tivesse ouvido Fábio, já assinalara opinião contrária a decisões da FIFA, uma de proibir o Cruzeiro de registrar novos contratos de jogadores, outra de descontar seis pontos do Cruzeiro, no Brasileirão - pontos que o Cruzeiro nem tinha ainda. Pela primeira vez,  vi um time começar um campeonato com menos seis pontos. Contrapondo opinião divergente, argumentei que a punição atingia fundo torcida e jogadores, enquanto que nem aquela, nem esses tinham praticado qualquer ato que merecesse punição. Atingiu com violência o segmento mais frágil da "cadeia do futebol". Quanto a jogadores, a punição foi ainda mais cruel: a FIFA expôs a risco grave os prestígios profissionais de todos eles. Lembro-me de que pessoa com quem falei sobre isso nomeou, exata e imediatamente, o Fábio, 16 anos de Cruzeiro, uma enorme folha de serviços prestados por um dos melhores goleiros do país - condição que é cantada em verso e prosa por quantos se ocupam de escrever e opinar sobre futebol.

Transcrevo fragmentos do desabafo, colhido no YouTube, ComandoSports (https://www.youtube.com/watch?v=uVZwEaegVaE&ab_channel=COMANDOSPORTS):

"Eu respeito muito o torcedor eu tô aqui há 16 anos sou cobrado... a gente tá colhendo o que a gente plantou ...a gente tá batendo na tecla desde o ano passado ... independentemente de quantos jogos eu tenho, o que eu posso fazer eu faço ... agora isso aí é uma coisa que a gente sabia que ia ser difícil há muito tempo ... desde janeiro a gente sabia ... mais difícil depois que perdeu seis pontos ... a gente plantou lá atrás ... má administração há muito tempo ... os títulos esconde (sic) muita coisa ... os outros fizeram uma coisa errada todo mundo saiu fora e a responsabilidade agora é nossa ... tá aí pra todo mundo ver ... não adianta, se a gente não se unir, as situações já estão contra o Cruzeiro ... quem não pagou a FIFA? quem perdeu seis pontos? A gente está se matando aqui... quem tá aqui ninguém está de sacanagem não, todo mundo está abrindo mão de alguma coisa para tá aqui ... os mais antigos estão dando o máximo... os outros estão todo mundo em casa aí, quem fez as coisas erradas aqui no Cruzeiro ...".

Com razão o Fábio. Para variar, a corda se rompe do lado do mais fraco.

Não culpados, jogadores e torcida amargam a série B, uma sofrendo de paixão, os outros sofrendo desgastes de natureza profissional.

Assim é a vida, assim são as más gestões. Assim os governos. Não falo só do atual. FHC e Lula fizeram reformas da Previdência, assim como o atual presidente fez. Durante a gestação de qualquer delas, não vi nem ouvi falar que a corrupção e a gestão fraudulenta estavam entre as prováveis causas. Nem que incapacidade ou falta de vontade política para ordenar o nosso trânsito tem gerado despesas bastante altas para a Previdência. Nem de outras que poderiam estar listadas. A busca de solução sempre buscou os mais frágeis. A busca do momento passou pelo uso de dinheiro do FUNDEB, pela procrastinação nos pagamentos de precatórios, sempre atingindo segmentos "menos favorecidos". A pedra da vez é a indexação dos proventos dos aposentados. Sempre reduzindo ganhos de alguém e trocando um problema imediato pela grande possibilidade de resultar em outro. Não sou economista mas dá para perceber que quando falta dinheiro na base da pirâmide a atividade econômica decai. Não são sem motivo as "liberações" de parcelas de FGTS, do PIS/PASEP, parcelas que não estarão disponíveis para quem tiver sacado, se vier a precisar (finalidade dos institutos). Penso que um Estado não poderá ser rico se a Nação for pobre. Não adiante haver um grupo reduzido de bilionários abocanhando a maior parte, porque esse segmento alimenta-se exatamente do dinheiro que exista nas tais "camadas mais baixas".

Tenho muito medo de o Brasil virar um país de "série b".


Imagem: HOJE EM DIA.

https://www.hojeemdia.com.br/esportes/cruzeiro/desafio-do-cruzeiro-apenas-dois-grandes-voltaram-%C3%A0-elite-com-t%C3%ADtulo-nesta-d%C3%A9cada-1.762398

Nenhum comentário: