16 de jul de 2013

ENTENDO NADA DE FUTEBOL

Seedorf - Grêmio x Botafogo (Foto: Ricardo Rimoli/ LANCE!Press)





Apressadinho, não fui atualizar conhecimentos. Acabei falando, ontem, que o Botafogo foi garfado (http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com.br/2013/07/ou-entendo-nada-de-futebol-ou-o.html). Entendia que, quando uma bola só resvala na defesa, havia impedimento. Mas o que me levou a erro foram as afirmações de vários comentaristas de que Kleber não participou do lance. Pesou, também, o fato de o auxiliar ter levantado a bandeira. Se admito não ter entendido, reafirmo que não estava cego. Kleber corria na direção da bola, olhando para o alto enquanto ela caía. Visivelmente, participou do lance. Certamente, o auxiliar terá visto isso.
Ontem à noite, no "Bem Amigos", o Arnaldo explicou que, desde o dia primeiro de julho (o cadikim estava pouco desatualizado), a FIFA recomenda que, quando o jogador tenta a jogada, a bola resvala nele e vai a um jogador em impedimento, este fato deixa de existir. Luiz Roberto, substituindo Galvão, disse que mesmo que Kleber tivesse assumido a jogada, o toque da defesa teria tirado seu impedimento e, se tivesse feito gol, teria sido legal.
Não conheço a nova interpretação da FIFA. Nas minhas peladas de menino, só havia interpretação literal: se tocou na defesa, tirou o impedimento. Era a mesma coisa que bola na mão: o jogador que se cuide para não abrir muito os braços, para não dar bandeira e não deixar que a bola toque em sua mão. Como Arnaldo César Coelho - conhecedor da interpretação da FIFA - corroborou a fala de Luiz Roberto, admiti que errara, ontem e propus-me declarar o erro. Está feito!

Foto: LANCE!NET
http://www.lancenet.com.br/minuto/Jogadores-Bota-bravejam-arbitragem-Gremio_0_955704500.html