30 de jun. de 2017

VOLTANDO AO MACACO SÓCRATES: EU SÓ QUERIA ENTENDER

Ouço pela TV, recorro ao escrito e encontro expressão atribuída a Donald Trump, na GAZETAON LINE (http://www.gazetaonline.com.br/noticias/mundo/2017/06/donald-trump-anuncia-cancelamento-do-acordo-com-cuba-1014067003.html): "Eu estou cancelando o acordo completamente unilateral da última administração [Obama] assinado com Cuba".
Escrevo "expressão atribuída a Trump" porque ouvi o presidente falando mas, porque entendo nada de inglês, custo a crer que esteja correta a tradução que me apareceu na legenda.
Corro ao Aurélio e encontro: unilateral. Adj. 2 g. 1. Situado de um único lado. 2. Que vem de um lado só. Não satisfeito, vou a "acordo" e escolho o significado que, dentre vários, mais me parece aplicável aqui: 4. Combinação, ajuste, pacto.
Uai, sô! Então há como fazer um pacto que vem de um lado só?
Pode ser chatice minha. Mas eu só queria entender.

Imagem: [TV] HISTÓRIA.



O link leva à notícia da morte de Orival
Pessini, o criador do Macaco Sócrates. Orival Pessina atuou em teatro e na televisão, tendo criado, além do Macaco Sócrates, o Macaco Charles, Fofão, Juvenal, Patropi (que ele próprio representou), Ranulpho Pereira, Hitler, Clô, Frank, etc. Do Macaco Sócrates, na "Escolinha do Professor Raimundo", ficou o famoso bordão: "Não precisas explicar, eu só queria entender!". Para os curiosos indico a leitura da página indicada acima.

Nenhum comentário: