20 de mai. de 2020

O VELHO E BOM STANISLAW PONTE PRETA


Como dizia Stanislaw, iniciando suas crônicas, "vinha eu rua abaixo, comendo minhas 
goiabinhas...", quando senão quando
lembrei-me de uma de suas crônicas. Os livros que escreveu não estão mais comigo. Minha filha mais velha, devoradora de livros não localizou. Para não perder a memória, transmito o que me lembro da crônica. Se localizar, publico no original.

Escreveu "a flor dos Ponte Preta"* que o cara acordou, de manhãzinha e, ainda espreguiçando-se, ouviu a pergunta da mulher: o que foi que aconteceu com você? passou a noite todo agitado, gesticulando, falando alto coisas que eu não entendia, remexendo-se na cama... qual é o babado, afinal? O cara, depois e beber  um cafezinho com língua, que a esposa lhe trouxera, disse: minha filha! muito esquisito! tive um pesadelo muito esquisito! Esquisito? (o Millôr disse que a gente deve fazer os diálogos assim, sem travessão nem nada, que os leitores irão identificar quem está falando; participem da experiência). Ah, minha filha! Estava saindo para trabalhar e fui tomar o ônibus (o Stanislaw disse que era o lotação mas muita gente moderna nem saberá o que era isso), fui tomar o ônibus e vi que o motorista era militar e que o trocador era também. Segui meu caminho de boa (é óbvio que não está "de boa" no texto original). Entrei em um bar para um café com leite. O atendente era militar, o caixa também. Ao entrar no prédio onde trabalho, dei de cara com o encarregado da portaria usando uniforme militar e, no elevador, encontrei um ascensorista no mesmo modelo. Comecei a ficar preocupado, voltei à rua e resolvi entrar em uma igreja nas proximidades, para meditar sobre aquela situação estranha. Era hora de missa. Pronto! O padre era militar, o coroinha também. Meu Deus!!!...
Homem sonhando com um desenho animado de... | Premium Vector #Freepik #vector #pessoas
A mulher interrompeu: mas teve uma hora em que você riu. Ri, ora! À noite, voltando para casa, passei em frente a uma buate e lá estava um cartaz: "Hoje, sensacional streaptease com o major Pereira".



* A expressão "a flor dos Ponte Preta" era uma auto identificação.

Retrato de Sérgio Porto: Memórias da Ditadura.
http://memoriasdaditadura.org.br/escritores/stanislaw-ponte-preta-sergio-porto/stanislaw-ponte-preta-destaque/

Imagem de pesadelo: freepik.
https://br.freepik.com/vetores-premium/homem-sonhando-com-um-desenho-animado-de-pesadelo_1723530.htm

Nenhum comentário: