16 de abr. de 2014

SÍNDROME DE MACACO SÓCRATES

Continuo sem entender. Assisti, ontem, ao pronunciamento da Presidente da Petrobrás. Disse, com todas as letras, que a compra da tal usina, tão polêmica, não foi um bom negócio. Disse mais: um investimento de recuperação quase impossível. Hoje, assisti a um pedacinho do pronunciamento do ex-Diretor da área internacional da empresa. Disse que Pasadena foi bom negócio mas que, depois, houve um desvio estratégico, por causa de despesas muito altas no pré-sal, muito promissor. E que o tal relatório - que a Presidente qualificou de defeituoso, técnica e juridicamente - não pretendeu ocultar qualquer coisa de quem quer que seja; e que as tais cláusulas "ocultas" são um lugar comum na espécie de negociação. Mais: disse que as ações da Petrobrás perderam valor porque são muito altas as despesas com a exploração no pré-sal e, portanto, os resultados positivos caem, nos balanços.
Pareceu-me lógico, sem ser entendido, mas achando que não pertenço à categoria dos estultos: pode ter havido um desvio para um rumo mais promissor; se não deu ou não der certo, não terá havido qualquer negligência, coisa inerente a negócios. Quanto aos investimentos muito altos no pré-sal, reduzindo resultados positivos nos balanços, também parece lógico. Pode ser que os resultados do pré-sal superem em muito o prejuízo de Pasadena.
Oriessa! Se está tudo certo, se tudo o que aconteceu e que está acontecendo na Petrobrás faz parte dos riscos do negócio, que não houve gestão negligente ou "malfadada" - o ex-Diretor abominou esse termo - então, por que raios nem o Governo nem o Lula querem a CPI? O lógico não seria fazer a CPI, depressinha, para provar, antes das eleições, que a oposição está fazendo terrorismo eleitoral, e que o Governo e a Direção da Petrobrás deram um show?
Contra a minha vontade, o Macaco Sócrates insiste em incorporar em mim: "eu só queria entender".

Imagem Sócrates: Crônicas do Motta
http://cronicasdomotta.blogspot.com.br/2013/04/eu-so-queria-entender.html

Imagem petróleo: Petróleo ETC
http://www.petroleoetc.com.br/fique-sabendo/engenharia-de-poco/

Nenhum comentário: