7 de dez. de 2014

ANNAES DO CONGRESSO

Costumo assistir às sessões do Senado e, eventualmente, do Congresso Nacional. Tenho visto parlamentares fazerem determinado pronunciamento e, ao final, requererem o registro nos anais do Congresso.
Hoje, passando pela TV Senado, vi que estavam sendo comentados episódios preliminares da abolição da escravatura. De repente, um texto que, pelo andar da carruagem, estava tratando da Lei dos Sexagenários. Em título, estava escrito "ANNAES DO PARLAMENTO", ou coisa parecida. Saquei logo que se tratava de grafia antiga. Corri ao Aurélio, para conferir. É óbvio que não encontrei "annaes". Fui encontrar anais, mesmo: "História ou narração organizada ano por ano" e outros significados menos significativos. Corri ao google e joguei lá a palavra  "annaes". No dicionário NET, encontrei: "História ou narração organizada anno por anno". A mesma coisa no dicionário Online em português. Voltando à mesma palavra, encontrei uma Biblioteca Digital na página da da Câmara dos Deputados (link abaixo), a qual pode ser vista por vários modos de busca, sendo o primeiro "Datas", vendo-se adiante: "Annaes do Parlamento Brazileiro: Assembléa Constituinte 1823. Tomo terceiro". Em referência a "Arquivos neste item", encontrada em quadro, cito um dos dois: "Anais_1823_pdf".
Verifico que o mesmo documento refere-se ao mesmo assunto (História ou narração organizada anno por anno, ou História ou narração organizada ano por ano), com grafias diferentes: "annaes" (grafia antiga) e "anais" (grafia atual).
Extremamente esclarecedor, para mim.
Ficava confuso quando via algum parlamentar requerer que determinado assunto fosse registrado nos anais do Congresso, por exemplo.
Há determinadas decisões e pronunciamentos de parlamentares que me levam a pensar o que serão, efetivamente, os anais do Congresso (ou da Câmara, ou do Senado), que parlamentares querem seja o repositório de pronunciamentos e decisões.
Afinal, quaisquer registros ano a ano, atualmente, são registros anuais. Assim é que a atualização da grafia de "annaes" pode ter considerado apenas a simplificação, sem atender à significação.
Talvez fosse salutar editar uma lei, determinando que, quando se tratar de inserir qualquer assunto na História do Parlamento, ano a ano, deve ser usada a grafia antiga do termo "annaes".
Para não confundir.

Imagem: Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados.
http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/8571 

Nenhum comentário: