11 de dez. de 2014

O PREÇO DA EMPREGABILIDADE. O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL VÊ DIFICULDADE EM DECLARAR INIDÔNEAS EMPRESAS ENVOLVIDAS EM CORRUPÇÃO NA PETROBRÁS

MPF-GONão estou tirando notícia nem da Veja, nem de qualquer revista, muito menos de postagens feicebuqueanas de quem odeia o PT. Minhas broncas não são com partidos, mas com políticos. Até achei bacana a manifestação do senador Jorge Viana, do Acre, inconformado com o fato de a imprensa falar em mensalão do PT e não falar em mensalão do PSDB, mas em "mensalão de Minas" e em "os trens de São Paulo", em vez de referências ao PSDB. Salientou que esses outros focos de corrupção não têm merecido da imprensa o mesmo destaque dado ao mensalão e à corrupção na Petrobras. Disse o senador que nunca soube que um Estado da Federação praticasse corrupção; nem que um trem saísse dos trilhos e fosse praticar corrupção. No que concordo com o senador.
Dado este "devorteio", venho falar sobre o que não tirei de revista, nem do feicebuque: o indiciamento, em denúncias, de 35 pessoas ligadas a empresas envolvidas com a corrupção na Petrobras (podendo surgir coisa parelha em outras empresas públicas). A notícia foi dada diretamente, em entrevista coletiva pela tv, por procuradores do Ministério Público Federal, órgão de onde emanaram as denúncias. Um procurador, espécie de porta-voz, disse que "roubaram o orgulho do Brasil". Penso que isto é verdade (se é que a gente ainda tinha orgulho para ser roubado) e que a recuperação é incerta. A intenção do MPF é buscar um bilhão de reais de volta (achando que é o mínimo que poderá vir a ser pleiteado).
O que me incomodou mais foi a constatação, pelo mesmo Ministério Público Federal, de que, em face dos fatos de corrupção, o ideal seria a declaração de inidoneidade das empresas envolvidas. Mas isto implicaria na paralisação das obras tocadas por essas empreiteiras, com sérios prejuízos para o povo. Penso que a paralisação de obras implicaria perda de postos de trabalho, e que talvez seja esta a maior preocupação do MPF.
Paradoxalmente, a empregabilidade que se oferece a nossos cidadãos está comprometida com a impunidade administrativa de empresas inidôneas. Sem se saber, ao certo, se essas empresas não irão procurar atalhos ilegais, para recuperação de valores que estão dispostas a devolver agora.


Foto: Diário do Poder.
http://www.diariodopoder.com.br/noticias/mpf-pede-que-pilotos-norte-americanos-sejam-extraditados/

Nenhum comentário: