8 de fev. de 2015

SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL DE AREIA VENCE A FINAL COM GOLEADA GALÁXICA: 12 X 0 SOBRE O PARAGUAI.

 brasil x paraguai futebol de areia (Foto: Divulgação/Marcello Zambrana)Gols bonitos, gols lindos, gols com trabalho de conjunto... foi um espetáculo de verdade.
Destaco dois aspectos que mais me chamaram a atenção. Primeiro, um lance disciplinar: um atleta paraguaio chutou a areia, de propósito, em atitude de inconformismo, quase rebeldia. Levou cartão amarelo. Segundo: com 10 x 0, quando um brasileiro tentou o gol com uma bola cruzada, um companheiro, vendo que a mesma encaminhava-se para a linha de fundo, disparou atrás da bola, querendo recuperá-la para tentar o gol. Não conseguiu, mas esforçou-se muito.
Não pude deixar de fazer comparações com o nosso futebol de campo profissional, qualquer série, qualquer categoria. No caso do cartão amarelo, penso que comentaristas de arbitragem teriam dito que o árbitro exagerou. Para não me deixar mentir, mais tarde, quando Cicinho, do Santos, levou cartão amarelo (seguido de vermelho), por retardar a cobrança de um lateral, quase no final do jogo, quando o Santos vencia o RB Brasil por 2 x 1, o comentarista Belleti (que vejo como bom comentarista) achou que a punição fora severa, porque o jogador demorou a repor a bola já que os companheiros de time não lhe deram opção. Voltei a pensar no jogo da manhã, na areia. Na cobrança de uma falta, logo que o juiz apita autorizando, o cobrador tem quatro segundos - só quatro segundos - para fazer a cobrança. Lateral a mesma coisa. Assim a reposição de bola pelos goleiros.  Nos laterais e reposição pelo goleiro, os companheiros que se mexam (como é de se esperar). O início da contagem é rígido.
Quanto ao segundo aspecto - um jogador esforçar-se para alcançar a bola, com seu time vencendo por 10 x 0: muitas vezes, no futebol de campo, o placar de 1 x 0 é bastante para todo tipo de cera e manter bola longe que qualquer perigo, com trocas burocráticas de bola.
Apesar dessas práticas no futebol de campo, querem que a seleção olímpica brasileira já esteja nas finais de 2016. Demais pros meus sentimentos, tá sabendo?


Foto: globo.com
http://globoesporte.globo.com/programas/verao-espetacular/noticia/2015/02/show-de-golacos-brasil-da-o-troco-no-paraguai-e-leva-copa-sul-americana.html

Nenhum comentário: