22 de abr. de 2018

MILLÔR EM PEDACINHOS - COLOCAÇÃO OPORTUNA

"Já que não estamos vivendo em tempos éticos nem estéticos, é fundamental, pelo menos, não abandonarmos os tempos sintáticos. E, como tenho ouvido em bocas de jovens, e nem tanto, expressões como 'Ela estava de topless' e até 'Ela estava sem topless' (esta uma óbvia contradição em termos), esclareço que o verbo estar, na permissiva frase, não é regido por preposição.
Deve-se, portanto, dizer apenas 'Ela estava topless': isto é, sem (less) a parte de cima (top) do maiô ou lá como se chame aquele esparadrapo que elas compram na Johnson & Johnson.
Dizer 'Ela estava de topless' é apenas uma exdruxularia semântica, mas 'Ela estava sem topless' é uma burragem total. Pois sem (que quer dizer less) e less (que quer dizer sem) são duas negativas e duas negativas se anulam, como sabe qualquer cavalariano de nível médio. Dizendo 'Ela estava sem topless' a pessoa acaba por afirmar o avesso do que pretende e, quando pensa estar indicando alguém prafrentex, está dando a entender exato o contrário - alguém muito caretex.
A jovem que está, portanto, sem topless está de top e é pois uma pessoa pundonorosa, quadrada, consequentemente partidária e defensora do topismo. Uma utópica, jamais uma topelada.
13/02/1980"

NOTAS DO CADIKIM:
1) A quem estiver precisando dessa lição dada por Millôr em 1980, aconselho buscar os significados de "sintáticos", "exdrúxulo" (tirar conclusão quanto a "exdrúxularia"), "semântica" e "pundonorosa". Pode ser dicionário on line.
2) Acho que com a expressão "qualquer cavalariano de porte médio", Millôr quis referir-se ao presidente daquele tempo João Figueiredo. Fala muito dele no livro e nenhum elogio.

FONTE: Página 85 do livro





Nenhum comentário: