22 de abr. de 2018

MINHA PERSONAGEM DA SUPERLIGA FEMININA: AMANDA JULIANA CAMPOS FRANCISCO

Assisti, hoje, a uma partida sensacional, para finalizar o ano da Superliga feminina de voleibol: Praia Clube, de Uberlândia, e SESC Rio, do Rio de Janeiro, valendo o título do ano. Em casa, o time que se apresenta muito organizado e eficiente, dirigido por um treinador em ascensão, fruto de um projeto desenvolvido no Praia Clube, nos últimos anos; como visitante um time consagrado, doze vezes campeão, dirigido por um treinador consagrado.
Aqui, irei tratar de uma única pessoa, que elegi minha personagem da Superliga: AMANDA JULIANA CAMPOS FRANCISCO!
Não foi a melhor atleta em campo; nem é considerada a melhor do time; nem foi maior pontuadora na competição.
Avaliei, no entanto, as comemorações de Amanda, a cada ponto que marcava. Em um esporte com nível de educação muito alto, ainda é frequente identificar uma "encarada", uma atitude pouco conveniente de quem marcou um ponto, uma comemoração "com raiva" (imagem de agressividade, às vezes até de vingança) em uma jogada muito difícil ou de solução muito demorada.
Depois de observar uma comemoração de Amanda, passei a prestar atenção na conduta dela. Vi que comemorava os pontos que marcava com uma alegria incontida, muita alegria. Mas vi nenhuma expressão de menosprezo, de chacota, de "raiva". Só alegria, muito sorriso todo aberto, muita vibração.
Penso que a alegria com simpatia - que é outro atributo da atleta - concorre para o ambiente de paz e de camaradagem que deve ser o de qualquer esporte. No mais, penso que transmite à torcida alegria e paz, do mesmo jeito que penso que, no futebol, quando vejo atletas comemorando gols imitando disparos de revólver - e até de metralhadora - ou imitando ação de degola de alguém - valendo o apelido de "ceifador", transmitem imagens de violência para a torcida. Não sei se essas atitudes extremas têm o condão de provocar nas torcidas os sentimentos de cada uma das espécies. 
O cadikimdicadacoisa elege AMANDA JULIANA CAMPOS FRANCISCO a personagem da SUPERLIGA DE VOLEIBOL FEMININO 2018!

Amanda, dedo em riste e sorriso no rosto, valorizando Fê Garay

Imagem: olimpíada todo dia.
http://www.olimpiadatododia.com.br/volei/47600-fluminense-x-praia-clube-superliga-feminina-de-volei/

Nenhum comentário: