10 de jun. de 2018

SERÁ O FIM DA PATRIOTADA? GABRIEL JESUS ESTAVA IMPEDIDO, SIM!

Duas borboletas com bandeiras da Áustria e Brasil nas asas — Fotografia de StockOs melhores comentaristas de futebol costumam não escapar da patriotada. Hoje, no jogo as seleções do Brasil e da Áustria, quando Gabriel Jesus marcou o primeiro gol, veio logo a dúvida: estava em posição irregular? Aí começaram as repetições do lance e os comentários. Lédio Carmona - que me parece o guru dos comentaristas da SporTV - argumentou que ocorrera um desvio da bola, tocando em um austríaco e que, por isto, o brasileiro não estava impedido. O narrador Luiz Carlos Jr. fincou pé e disse que estava sim. Seja porque o desvio não criou uma nova jogada (argumento de Lédio), seja porque, mesmo que tivesse criado, a posição de Gabriel ainda assim era irregular.
Para mim, pura patriotada do Lédio. Como é costume acontecer no ambiente. Mas o Luiz Carlos insistiu e demonstrou. Quase desenhou.
Costumo dizer que profissionais da imprensa futebolística costumam concorrer para feiura que anda assolando o futebol, em várias circunstâncias. Alguns conseguem evitar esse caminho. Mas isto é outro papo.
Penso que, com o advento do "desafio" (penso que irá valer para impedimento), as patriotadas tenderão a diminuir. Afinal, os patriotas acabarão tendo de encarar as realidades.
No entanto, uma coisa que considero muito mais importante, para buscar um futebol mais eficiente, não foi comentada: na jogada anterior àquela, três jogadores da seleção brasileira acabaram muito próximos da linha de fundo. A volta foi muito lenta, de modo que, tendo um brasileiro recuperando a bola, ainda próximo, os três ficaram impedidos. Isto não é raro.
Penso que a análise técnica desse fato é muito mais importante, para um puxão de orelhas do Tite: voltar logo, para não ficar impedido.


Imagem: depositphotos.
https://br.depositphotos.com/39862183/stock-photo-two-butterflies-with-flags-of.html

Nenhum comentário: