24 de mar. de 2014

"BIOARQUITETURA"

Vi, pela TV, informações sobre natureza, o vídeo mostrando uma casinha de joão de barro, cuja porta está sempre protegida do vento. Aí, falam em bioarquitetura. É bacaninha até... Já vi, na região de Itajubá, um condomínio de joãos de barro: seis ou sete casinhas em um único galho de araucária. Já vi, também, edifício de joãos de barro, dois pavimentos.
Postei aqui, sob o título de "UM PARTO DIFERENTE" 
(http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com.br/2013/12/um-parto-diferente.html), as agruras de uma pombinha (juriti, parece-me), para nidificar, por ovos e criar dois filhotes, em uma das janelas de nosso apartamento. Infelizmente, aconteceu com um deles o que eu temia: vi "restos mortais" na garagem. Chamou-me a atenção a tal de bioarquitetura, principalmente no que diz respeito ao uso de materiais de construção, pelas pombinhas urbanas: havendo 
dificações em obras, nas redondezas, começaram, na parte inferior do ninho, colocando arames usados para "amarrar" ferros usados em lages; depois, até arame farpado! Isto é que é bioarquitetura, adaptada aos modos da cidade, para onde estão sendo atraídas as pombinhas, ou pela falta de espaço, decorrente do desmatamento, ou por causa de alimento fácil, ou pelas duas coisas.



Nenhum comentário: