10 de mar. de 2014

PODE O ÁRBITRO DE FUTEBOL ADVERTIR UM JOGADOR, ANTES DE INICIAR O JOGO? DEVE?

É uma situação delicada. Eu mesmo, apitando jogos amadores de futebol de salão (não era futsal, ainda), adverti o Buda, antes de iniciar um jogo e só daquela vez: olha, Buda: a primeira que eu pegar você fazendo, ponho para fora. O cara de pau: "pôxa, tenente! nem uma advertência?". Não, Buda. Quando eu pegar você, estarei certo de que você já fez pelo menos outras duas. Era verdade. O Buda era um ótimo jogador. Mas catimbeiro que ele só. Nada de violência. Era da leve. Aproveitava-se de um ataque do adversário para passar a mão na bunda do goleiro, beijar o zagueiro... Coisas assim. Desclassifiquei-o certa vez porque, numa jogada um pouco confusa, mas sem falta, de repente deu um pulo para trás e falou, severo, para o Zagalo: "pô, Zagalo! respeita, sô! nome de mãe não!". Não deu outra. O Zagalo, que era nervosinho, partiu para cima gritando: "eu não xinguei nome de mãe, não, seu filho da...". Desclassifiquei os dois. O Buda, maior cara dura, carinha de menino inocente: "mas eu não fiz nada, tenente". O Buda gastava um bandeirinha só para ele. Quando a jogada desenvolvia-se em um lado da quadra, o árbitro e um bandeirinha acompanhavam a jogada. O outro bandeirinha acompanhava o Buda.
Por que esta conversa fiada? Por causa do jogo de ontem, Botafogo x Flamengo. O árbitro, antes de iniciar o jogo, falou para o Airton, do Botafogo, que havia sido orientado para marcá-lo, durante o jogo. Airton acabou com vermelho. Foi o que ouvi no "Troca de Passes" do SporTv.
No caso do Buda - álibe meu? - a orientação era do próprio árbitro, por longa observação do rapaz. Era muito difícil conseguir ver as estrepolias que o Buda fazia enquanto o árbitro estava com a atenção na jogada (o Buda só "agia" fora da jogada).
No entanto, não concordo com que um árbitro "seja orientado". Aí, alguém de fora assumiu o apito.
Um fato que acho mais relevante: os comentaristas disseram que Airton "pega pesado" e que, quando tomou o primeiro amarelo, já havia praticado várias faltas. Das 14 praticadas pelo Botafogo, 6 foram dele. Quase 50%! Um cara desses não precisa de advertência, muito menos de advertência encomendada. É só cumprir o regulamento. "Pegou pesado"? Amarelo! "Pegou pesado" de novo? Vermelho! Pronto!
Airton Botafogo x Flamengo (Foto: Márcio Alves / Agência O Globo)Mas os árbitros querem "administrar". E vários comentaristas de arbitragem afirmam, categoricamente, que o árbitro tem de "administrar". Penso que é aí que a coisa descamba.

Foto: globoesporte.com
http://globoesporte.globo.com/jogo/carioca-2014/09-03-2014/botafogo-flamengo.html

Nenhum comentário: