10 de dez. de 2016

FUTEBOL: É DE PEQUENINO QUE SE TORCE O PEPINO

Logotipo Oficial y Escudo del Club Atlético de Rafaela.svgQuem assistiu ao jogo Atlético Mineiro x Grêmio, final da Copa do Brasil, viu, no final, aquela cena lamentável, de agressões mútuas. Quem prestou atenção, certamente terá visto a ação negativa de Bolaños: bola colocada para o Atlético cobrar uma falta, Bolaños vai à bola e chuta-a para longe.
Gesto absolutamente desnecessário, embora altamente agressivo, do ponto de vista da disciplina esportiva e do espírito esportivo, muito decantado por causa da tragédia que atingiu a Chape. A reação dos atleticanos foi pronta e nada educada.
Desnecessária a ação de Bolaños, porque, com menos de três minutos de jogo pela frente, o Atlético teria de marcar dois gols, para levar a decisão aos penaltes. No entanto, a ação teria o mesmo grau de agressividade e grosseria, qualquer que fosse o momento do jogo em que tivesse sido praticada.
O juiz só tirou o cartão amarelo para mostrar a Bolaños depois de todo o tumulto.
Hoje, assisti a parte do jogo Atlético Mineiro x Atlético Rafaela. Não foi pouco o que vi de jogador do Rafaela retardar a partida (estava com 10 e o empate era bom), sem que o juiz se mancasse. Deu um só cartão, para o goleiro, se não me engano. Nos descontos, novo retardamento, com um do Rafaela chutando a bola do local da falta, que deveria ser cobrada pelo Atlético Mineiro. Aí, levou amarelo.
Não posso conceber tal comportamento como esportivo, sendo que vejo isto em quase todos os jogos, se não for em todos.
Pior é ver que o comportamento é ensinado - ou, pelo menos, admitido por diretores e treinadores - desde as divisões de base, como tenho visto em jogos de sub qualquer coisa.
Uma verdade: só estarei feliz e conforme o bom e saudável futebol no dia em que assistir a um término prematuro de partida, por não haver o número mínimo no gramado. Contrariando o Galvão, que disse, naquele jogo Atlético x Grêmio, que "agarra-agarra" na área não tem remédio.
Escudo do Atlético MineiroNada que um bom cartão amarelo, seguido de vermelho, não resolva.









Escudo Clube Atlético Rafaela: Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Asociaci%C3%B3n_Mutual_Social_y_Deportiva_Atl%C3%A9tico_de_Rafaela#/media/File:Logotipo_Oficial_y_Escudo_del_Club_Atl%C3%A9tico_de_Rafaela.svg

Escudo Clube Atlético Mineiro: Camisas de Time.
https://www.camisasdetime.com.br/atletico-mineiro/ 

Nenhum comentário: