4 de out. de 2012

COMENTARISTAS DE ARBITRAGEM: DE FORA É FÁCIL








Publicamos neste blog, em 22 de janeiro, um tema, "Como Ficam os Juízes de Futebol?" - http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com.br/2012/01/como-ficam-os-juizes-de-futebol.html.
Dizia que os comentaristas de arbitragem não sabem o que querem, dão pitacos e não pareceres. 
Os árbitros que procuram acompanhar os comentários devem ficar pressionados.
Pois não é que ontem, quando o árbitro do Argentina x Brasil não começou o jogo por causa de iluminação deficiente, o mesmo Arnaldo César Coelho (personagem da outra estória) disse que o árbitro poderia começar a partida, do jeito que estava, até que a iluminação ficasse completa.
Não faltou quem desse palpite semelhante. Mas umas duas vozes sensatas (sacanagem é que não sei ou não lembro os nomes dos donos dessas vozes) acharam que, para um futebol society aquela iluminação até serviria. Mas para um jogo internacional...
O árbitro só estava cumprindo o regulamento. Como continuou cumprindo, quando deu o jogo por encerrado.
É claro que queríamos ver o jogo. É claro que a TV Globo queria transmitir. Mais do que isto: precisava transmitir. Penso que os patrocinadores ficaram com algum haver. Não foi culpa da Globo, óbvio. Mas poderá ter ficado uma pendência. Por exemplo: se o jogo vier a ser realizado, a Globo poderá ter de transmitir, sem ônus para o patrocinador; ou dividindo os ônus. Não conheço o contrato. Estou só dando pitaco. Que nem eles.
O que penso ser pior que tudo é que, quando um comentarista de arbitragem, fora da arbitragem, dá um palpite no sentido de que o árbitro deveria ter dado início e andamento ao jogo, está o comentarista defendendo os interesses da emissora, mas sem ter qualquer grau de responsabilidade na decisão. Mais pior (como dizia Latricério, personagem de Stanislaw Ponte Preta): falando para milhões de brasileiros e, provavelmente, mijones de hermanos, que a responsabilidade era do árbitro. Disfarçadamente, na moita, o comentarista transfere a responsabilidade dos organizadores (que poderão ter um vínculo qualquer com a TV Globo) para o árbitro, que tem vínculo com o departamento de árbitros.
De fora fica fácil.

Foto: BLOG BRASIL
http://www.blogbrasil.com.br/piores-e-melhores-estadios-de-futebol-do-brasil/

Nenhum comentário: