17 de abr. de 2013

AS COISAS NÃO ANDAM BOAS... NO YOUTUBE ESTÁ QUE "ÍNDIOS PÕE DEPUTADOS PARA CORRER NA CÂMARA" (SIC).

Índios invadem Plenário da Câmara durante votação Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
Para mim, talvez um pessimista empedernido, as coisas não andam boas há muito tempo.
Continuo vivendo, apesar de tudo. Mas não gosto do mundo em que vivo.
A invasão de índios ao plenário da Câmara dos Deputados deve fazer as pessoas responsáveis pensarem muito.
Vejo, no noticiário, que os índios dançaram e cantaram no salão verde. Dali, resolveram ir para o plenário, com os seguranças tentando impedir, sem conseguirem contê-los.
Não vi notícia de qualquer segurança ferido ou agredido. Se tivesse ocorrido, estaria em todos os jornais. Pareceu-me que os índios eram em muito maior número.
Realmente, pelo que vi no youtube, muitos deputados (de ambos os sexos) puseram-se a correr, parecendo em pânico. O que, a meu ver, não fica bem para pessoas que se comprometeram com todas as facilidades e dificuldades do cargo (não posso admitir que só se tenham comprometido com as facilidades).
Um deputado, visivelmente revoltado (isto eu vi pela TV), disse que nunca assistira a tão grande desrespeito à democracia.
Imaginei que, provavelmente, os índios teriam aprendido com um certo Pedro Álvares Cabral e com estrangeiros que, em sucessivas gerações, agrediram-nos com arcabuzes e outras armas, escravizaram-nos, dizimaram-nos e foram tomando suas terras até deixarem-nos confinados em espaços reduzidos, que nossos gestores administram como bem entendem, fazendo-lhes o favor de demarcar algumas áreas, sempre ameaçadas.
É explicável que os índios não queiram um grande número de pessoas (poder legislativo), com diversos matizes políticos, passando a administrar seus interesses. Negociar com presidente, ministro e órgãos subordinados é menos arriscado do que ter de negociar com pessoas que negociam entre si, sempre pensando em sustentabilidade política.
Outro deputado - presidente da Câmara, se não me engano - depois de encerrados os trabalhos, por causa da situação, fez discurso inflamado e falou, alto e bom som, que "...o respeito a este plenário é inegociável". Marcou, com forte entonação de voz, e escandindo a palavra "i-ne-go-ciável"
Pode ser que seja. Desde que fosse igualmente i-ne-go-ciável o respeito daquele plenário pela Nação.

Imagem: Terra.
http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/em-protesto-indios-invadem-plenario-da-camara-e-suspendem-votacao,759014f57b41e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

Nenhum comentário: