23 de abr. de 2013

DIA NACIONAL DO CHORO. PARA BH, SEMANA NACIONAL DO CHORO.

O dia 23 de abril abre um belo painel: nasce uma estrela que brilhou intensamente em vida, e que segue brilhando, enquanto passeia pelos redutos românticos do choro: Alfredo Viana da Rocha (Filho) - o Pixinguinha - que, segundo nos conta Sérgio Cabral, até 1933 era registrado apenas na pia batismal e, indo registrar-se em cartório, repetindo o nome do pai, esqueceu-se do "Filho", que deveria compor seu nome; enganou-se também quanto à data do próprio nascimento e informou errado no nome completo da mãe. Sérgio Cabral assinalou que, para certas coisas da vida prática, Pixinguinha não era muito eficiente. Mas - é ainda Sérgio Cabral quem informa, citando Ari Vasconcelos, crítico e historiador:

“Se você tem 15 volumes para falar de toda a
música popular brasileira, fique certo de que é pouco. Mas
se dispõe apenas do espaço de uma palavra, nem tudo
está perdido; escreva depressa: Pixinguinha.”
 

Por isso aí e por muito mais, Pixinguinha é homenageado com a marca do dia de seu aniversário - não do dia em que foi dado à luz, mas no dia em que veio trazer luz. É considerado pelos aficionados como o Pai do Choro. Com toda razão!
Pois bem. Em algumas cidades do Brasil, a efeméride é comemorada como o Dia Nacional do Choro. Em Belo Horizonte, é a Semana Nacional do Choro, comemorada com um Festival de Choro e Samba.
Meu amigo Ausier Vinicius - que, no Pedacinhos do Céu (www.pedacinhosdoceu.com.br) ora ataca de cavaquinhista, ora de cozinheiro (veja-se em http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com.br/2013/02/pedacinhos-do-ceu-onde-ate-o-cozinheiro.html), meu amigo Ausier Vinicius - repita-se, apresenta-se, durante o Festival, no seu reduto artístico - Pedacinhos do Céu - no dia 26 - e na Feira Tom Jobim, no dia 27. Na programação, muitas feras do Samba e do Choro. Vale a pena conferir.
Cartaz e programa estão aí "...pra surdo ouvir, pra cego ver...". É claro que estarei lá.

Imagens reproduzidas do programa que o Ausier me ofereceu.

Nenhum comentário: